Violência estrutural no modo e nas condições de vida de pessoas idosas em situação de rua

Autores

  • Carine Magalhães Zanchi de Mattos Enfermagem. Atualmente é enfermeira educadora da Gerência corporativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
  • Patrícia Krieger Grossi Patrícia Krieger Grossi - Doutora em Serviço Social, Universidade de Toronto, Canadá. Docente do Programa de Graduação e de Pós-Graduação em Serviço Social, PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos, NEPEVEDH. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência, NEPEVI. Pesquisadora Produtividade do CNPq. E-mail: pkgrossi@pucrs.br
  • Carla Helena Augustin Schwanke Médica geriatra. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Kennya Márcia dos Santos Mota Brito Assistente Social. Mestre em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/RS. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Coordenadora de Ensino da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI, Manaus, AM. Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, CEI/AM.
  • Francielli Girardi Doutoranda em Saúde Coletiva, Universidade do Vale dos Sinos, UNISINOS. Atualmente é docente colaboradora do Departamento de Enfermagem, UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p233-257

Palavras-chave:

Pessoas idosas em Situação de Rua, Violência estrutural, Condições de vida.

Resumo

Analisar as situações de violência estrutural vivenciadas pelas pessoas idosas em situação de rua foi o objetivo deste estudo observacional, transversal, descritivo e qualitativo, que utiliza a análise textual discursiva de Roque Moraes. A amostra foi constituída por 4 mulheres e 15 homens idosos em situação de rua, de Porto Alegre, RS. As situações de violência estrutural descritas foram a fome, o frio, a falta de acesso ao estudo e ao trabalho, dentre outros.  Promover acesso aos direitos fundamentais é imprescindível a esta população.

 

Biografia do Autor

Carine Magalhães Zanchi de Mattos, Enfermagem. Atualmente é enfermeira educadora da Gerência corporativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Enfermeira, Docente na Graduação em Enfermagem. Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação nas Ciências Área Enfermagem, UNIJUÍ. Atualmente é enfermeira educadora da Gerência corporativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

Patrícia Krieger Grossi, Patrícia Krieger Grossi - Doutora em Serviço Social, Universidade de Toronto, Canadá. Docente do Programa de Graduação e de Pós-Graduação em Serviço Social, PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos, NEPEVEDH. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência, NEPEVI. Pesquisadora Produtividade do CNPq. E-mail: pkgrossi@pucrs.br

Serviço Social.Docente do Programa de Graduação e de Pós-Graduação em Serviço Social, PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, PUCRS. C

Carla Helena Augustin Schwanke, Médica geriatra. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Médica geriatra. Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Kennya Márcia dos Santos Mota Brito, Assistente Social. Mestre em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/RS. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Coordenadora de Ensino da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI, Manaus, AM. Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, CEI/AM.

Assistente Social. Mestre em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/RS. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Coordenadora de Ensino da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI, Manaus, AM. Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, CEI/AM.

 

Francielli Girardi, Doutoranda em Saúde Coletiva, Universidade do Vale dos Sinos, UNISINOS. Atualmente é docente colaboradora do Departamento de Enfermagem, UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Enfermeira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Doutoranda em Saúde Coletiva, Universidade do Vale dos Sinos, UNISINOS. Experiência em Saúde Coletiva e Saúde Indígena atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde indígena, gestão em saúde. Atualmente é docente colaboradora do Departamento de Enfermagem, UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Mattos, C. M. Z. de, Grossi, P. K., Schwanke, C. H. A., Brito, K. M. dos S. M., & Girardi, F. (2018). Violência estrutural no modo e nas condições de vida de pessoas idosas em situação de rua. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 233–257. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p233-257

Edição

Seção

Artigos