Intervoice: Um Projeto Photovoice Intergeracional

Autores

  • Raquel Nunes Psicóloga Estagiária no Lar de São José. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.
  • Rosa Marina Afonso Professora na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Membro do CINTESIS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.
  • Magda Reis Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.
  • Andreia Sousa Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.
  • Sacramento Pinazo Professora na Universidade de Valencia, Valencia, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p9-28

Palavras-chave:

Photovoice, Intergeracional, Velhice.

Resumo

Este artigo descreve um Projeto Intergeracional Photovoice implementado numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), em Portugal, em que participaram quatro idosos e quatro estudantes universitários. O Projeto consistiu em solicitar a idosos e as pares intergeracionais que fotografassem a realidade envolvente. A análise do seu impacto, a cada participante em termos de efeitos muito proveitosos, sugere que esta pode ser uma estratégia bem-sucedida para melhorar as relações interpessoais, intergeracionais e o bem-estar físico e psicológico de idosos especialmente os institucionalizados.

 

Biografia do Autor

Raquel Nunes, Psicóloga Estagiária no Lar de São José. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Psicóloga Estagiária no Lar de São José. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

 

Rosa Marina Afonso, Professora na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Membro do CINTESIS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.

Professora na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Membro do CINTESIS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.

 

Magda Reis, Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.

Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.

 

Andreia Sousa, Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.

Psicóloga no Lar de São José, Covilhã, Portugal.

Sacramento Pinazo, Professora na Universidade de Valencia, Valencia, Espanha.

Professora na Universidade de Valencia, Valencia, Espanha.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Nunes, R., Afonso, R. M., Reis, M., Sousa, A., & Pinazo, S. (2019). Intervoice: Um Projeto Photovoice Intergeracional. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 9–28. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p9-28

Edição

Seção

Artigos