A Narrativa Inquieta - Simone de Beauvoir e Anne Karpt: vigor nas reflexões sobre o envelhecer

Autores

  • Monique Borba Cerqueira Monique Borba Cerqueira - Pesquisadora Científica do Núcleo de Práticas e Políticas de Saúde do Instituto de Saúde. Mestrado em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutorado em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, PUC-SP. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p113-129

Palavras-chave:

Narrativa Inquieta, Simone de Beauvoir, Anne Karpt, A Velhice, Como envelhecer.

Resumo

Este trabalho ressalta a atitude, o compromisso e as particularidades de duas autoras, Simone de Beauvoir e Anne Karpf, ao tematizarem o fenômeno do envelhecimento em livros de ampla circulação mundial – A Velhice, e Como Envelhecer, respectivamente. O estilo impresso nessas obras vai além do conhecimento amplo e rigoroso sobre a velhice; demonstra também cumplicidade com uma causa e a possibilidade de transformação social.

 

Biografia do Autor

Monique Borba Cerqueira, Monique Borba Cerqueira - Pesquisadora Científica do Núcleo de Práticas e Políticas de Saúde do Instituto de Saúde. Mestrado em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutorado em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, PUC-SP. São Paulo, SP, Brasil.

Pesquisadora Científica do Núcleo de Práticas e Políticas de Saúde do Instituto de Saúde. Mestrado em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutorado em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, PUC-SP. São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Cerqueira, M. B. (2019). A Narrativa Inquieta - Simone de Beauvoir e Anne Karpt: vigor nas reflexões sobre o envelhecer. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 113–129. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p113-129

Edição

Seção

Artigos