Avaliação da Cognição, Humor e da Capacidade Funcional em Pacientes Oncogeriátricos Hospitalizados

Autores

  • Felipe Marques da Silva Fisioterapia Oncológica, Instituto Universalis. Fisioterapeuta do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, e da Clínica Florence.
  • Igor de Matos Pinheiro Fisioterapia. Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p159-174

Palavras-chave:

Oncologia, Gerontologia, Hospitalização.

Resumo

A avaliação do idoso com câncer durante a hospitalização pode permitir uma melhor compreensão da tolerância ao tratamento oncológico e melhor planejamento do cuidado. Objetivou-se avaliar a cognição, humor e a capacidade funcional de pacientes oncogeriátricos hospitalizados em um centro de referência em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram 40 indivíduos com idade entre 60 e 82 anos. A maioria apresentou dependência parcial para atividades de vida diária, a cognição preservada, e sinais de depressão leve durante a hospitalização.

 

Biografia do Autor

Felipe Marques da Silva, Fisioterapia Oncológica, Instituto Universalis. Fisioterapeuta do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, e da Clínica Florence.

Fisioterapeuta Oncológico, Instituto Universalis. Fisioterapeuta do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, e da Clínica Florence.

 

Igor de Matos Pinheiro, Fisioterapia. Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce.

Fisioterapeuta. Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gerontologia titulado pela SBGG. Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce.


 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, F. M. da, & Pinheiro, I. de M. (2019). Avaliação da Cognição, Humor e da Capacidade Funcional em Pacientes Oncogeriátricos Hospitalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 159–174. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p159-174

Edição

Seção

Artigos