Perfil epidemiológico de idosos com fraturas diversas, atendidos nos hospitais brasileiros: uma revisão de literatura

Autores

  • Arleciane Emilia de Azevêdo Borges Fisioterapeuta. Graduação em Fisioterapia pela UFPB. Especialização em Fisioterapia em Gerontologia pela UNINASSAU. Especialização em Auditoria em Saúde pela FIP.
  • Rafaela Liberali Licenciatura em Educação Física pela UDESC. Doutorado em Ciências Médicas pela UFSC. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora de Especializações Lato Sensu em Cursos da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p353-369

Palavras-chave:

Fraturas, Idosos, Internação Hospitalar, Epidemiologia.

Resumo

Objetivou-se demonstrar o perfil epidemiológico de idosos com fraturas diversas, hospitalizados no Brasil, assim como a caracterização dessas fraturas. Trata-se de revisão de literatura mediante publicações no período entre 2007 e 2018, compondo uma amostra de 20 estudos selecionados. Evidenciou-se a fratura do fêmur em idosas, decorrente de queda da própria altura, com período de internação hospitalar entre uma e três semanas. Concluiu-se que é fundamental conhecer o perfil epidemiológico de idosos hospitalizados com fraturas para direcionar políticas públicas e dotação orçamentária.

 

Biografia do Autor

Arleciane Emilia de Azevêdo Borges, Fisioterapeuta. Graduação em Fisioterapia pela UFPB. Especialização em Fisioterapia em Gerontologia pela UNINASSAU. Especialização em Auditoria em Saúde pela FIP.

Fisioterapeuta. Graduação em Fisioterapia pela UFPB. Especialização em Fisioterapia em Gerontologia pela UNINASSAU. Especialização em Auditoria em Saúde pela FIP.

 

Rafaela Liberali, Licenciatura em Educação Física pela UDESC. Doutorado em Ciências Médicas pela UFSC. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora de Especializações Lato Sensu em Cursos da Saúde.

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela UDESC. Doutorado em Ciências Médicas pela UFSC. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora de Especializações Lato Sensu em Cursos da Saúde.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Borges, A. E. de A., & Liberali, R. (2018). Perfil epidemiológico de idosos com fraturas diversas, atendidos nos hospitais brasileiros: uma revisão de literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 353–369. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p353-369

Edição

Seção

Artigos