Idosos mais idosos: uma revisão da literatura

Autores

  • Priscila de Paula Marques Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, Unicamp. Apoiadora Institucional na Prefeitura Municipal de Campinas. URL: https://orcid.org/0000-0002-7954-4056
  • Carolina Neves Freiria Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestra em Gerontologia.
  • Caroline Nunes Santiago Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Especialista em Envelhecimento, Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é enfermeira do Hospital Municipal Doutor Mario Gatti.
  • Matilde Maria de Magalhães Arena Côrrea Psicóloga. Mestra em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação da cidade de Campinas, atuando na CEI Carrossel.
  • Sandra Aparecida Bratifische Graduação em Educação Física. Mestrado em Pedagogia do Movimento. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora do curso de Educação Física da Faculdade Santa Bárbara d'Oeste (Grupo Universidade Brasil). Professora das disciplinas de: Metodologia de Pesquisa, Atividade Física Gerontológica, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Dança.
  • Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco Bacharel em Estatística. Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Professora Doutora, vinculada à área de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva. Pesquisadora plena credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Pós-Graduação em Gerontologia e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
  • Maria José D’Elboux Enfermeira; Mestre e Doutora em Enfermagem; Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Faculdade de Ciências Médicas, FCM, UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p477-495

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso de 80 anos ou mais, Saúde do idoso.

Resumo

O objetivo é revisar os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos sobre idosos longevos (≥80 anos) e identificar o perfil dessas publicações. Foi realizada uma revisão da literatura, utilizando-se a Biblioteca Virtual em Saúde. A busca resultou na seleção de 36 artigos nacionais e internacionais. Observou-se que a maioria dos estudos era do tipo transversal, realizados em países da Europa e com maior participação de idosos do sexo feminino. Câncer e doenças cardíacas foram os temas mais abordados.

 

Biografia do Autor

Priscila de Paula Marques, Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, Unicamp. Apoiadora Institucional na Prefeitura Municipal de Campinas. URL: https://orcid.org/0000-0002-7954-4056

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, Unicamp. Apoiadora Institucional na Prefeitura Municipal de Campinas.

URL: https://orcid.org/0000-0002-7954-4056

 

Carolina Neves Freiria, Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestra em Gerontologia.

Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestra em Gerontologia.

 

Caroline Nunes Santiago, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Especialista em Envelhecimento, Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é enfermeira do Hospital Municipal Doutor Mario Gatti.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Especialista em Envelhecimento, Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é enfermeira do Hospital Municipal Doutor Mario Gatti.

 

Matilde Maria de Magalhães Arena Côrrea, Psicóloga. Mestra em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação da cidade de Campinas, atuando na CEI Carrossel.

Psicóloga. Mestra em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação da cidade de Campinas, atuando na CEI Carrossel.

 

Sandra Aparecida Bratifische, Graduação em Educação Física. Mestrado em Pedagogia do Movimento. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora do curso de Educação Física da Faculdade Santa Bárbara d'Oeste (Grupo Universidade Brasil). Professora das disciplinas de: Metodologia de Pesquisa, Atividade Física Gerontológica, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Dança.

Sandra Aparecida Bratifische – Graduação em Educação Física. Mestrado em Pedagogia do Movimento. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, FCM, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora do curso de Educação Física da Faculdade Santa Bárbara d'Oeste (Grupo Universidade Brasil). Professora das disciplinas de: Metodologia de Pesquisa, Atividade Física Gerontológica, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Dança.

 

Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco, Bacharel em Estatística. Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Professora Doutora, vinculada à área de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva. Pesquisadora plena credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Pós-Graduação em Gerontologia e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Bacharel em Estatística. Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Professora Doutora, vinculada à área de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva. Pesquisadora plena credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Pós-Graduação em Gerontologia e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

 

Maria José D’Elboux, Enfermeira; Mestre e Doutora em Enfermagem; Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Faculdade de Ciências Médicas, FCM, UNICAMP.

Enfermeira; Mestre e Doutora em Enfermagem; Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Faculdade de Ciências Médicas, FCM, UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Marques, P. de P., Freiria, C. N., Santiago, C. N., Côrrea, M. M. de M. A., Bratifische, S. A., Francisco, P. M. S. B., & D’Elboux, M. J. (2019). Idosos mais idosos: uma revisão da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 477–495. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p477-495

Edição

Seção

Artigos