Envelhecimento, aparência e significados: o consumo de idosas do Brasil e da Espanha

Autores

  • Patrícia Yokomizo
  • Paloma Díaz Soloaga
  • Andrea Lopes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p387-416

Palavras-chave:

Aparência, Consumo, Mulheres idosas

Resumo

A artigo apresenta uma caracterização, e comparação, das ações de consumo para a aparência entre mulheres idosas do Brasil e da Espanha. Mesmo em um cenário de baixos recursos financeiros, ambos os grupos usufruíam de diferentes modalidades de consumo com autonomia. Suas aquisições tinham em vista o desejo de sentir-se bonita, atraente e interessante. Os principais significados envolvidos foram afeto, consideração, respeito e sacrifício. Houve insatisfação quanto à oferta de produtos a esse segmento.

Biografia do Autor

Patrícia Yokomizo

Graduação em Têxtil e Moda. Mestre em Gerontologia, fundadora e membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS), todos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Paloma Díaz Soloaga

Professora titular do Departamento de Comunicación Aplicada, da Faculdade de Ciencias de la Información, da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Interesses: reputação, marca e cultura nas organizações. Especialidade em Moda. Colaboradora do EAPS/USP, Brasil.

Andrea Lopes

Antropóloga, docente da Pós-Graduação em Gerontologia e das Graduações em Gerontologia e Têxtil e Moda. Fundadora e coordenadora do grupo EAPS. Todos da EACH/USP. Orientadora da pesquisa.

Como Citar

Yokomizo, P., Soloaga, P. D., & Lopes, A. (2019). Envelhecimento, aparência e significados: o consumo de idosas do Brasil e da Espanha. Revista Kairós-Gerontologia, 22(Especial26), 387–416. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p387-416