Envelhecimento, aparência e significados: o consumo de idosas do Brasil e da Espanha

Patrícia Yokomizo, Paloma Díaz Soloaga, Andrea Lopes

Resumo


A artigo apresenta uma caracterização, e comparação, das ações de consumo para a aparência entre mulheres idosas do Brasil e da Espanha. Mesmo em um cenário de baixos recursos financeiros, ambos os grupos usufruíam de diferentes modalidades de consumo com autonomia. Suas aquisições tinham em vista o desejo de sentir-se bonita, atraente e interessante. Os principais significados envolvidos foram afeto, consideração, respeito e sacrifício. Houve insatisfação quanto à oferta de produtos a esse segmento.

Palavras-chave


Aparência; Consumo; Mulheres idosas

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p387-416

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.