Índice de massa corporal e circunferência abdominal colocam em risco cardiovascular um grupo de idosos de um município de Minas Gerais,

Autores

  • Gislaine Aparecida Soares Enfermagem do Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.
  • Juliana Luzia França Mesquita Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.
  • Aline do Carmo França-Botelho Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p251-263

Palavras-chave:

Fatores de risco, Doenças cardiovasculares, Idosos.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer fatores de risco que influenciam a ocorrência de doenças cardiovasculares em idosos. Dentre os fatores de risco observados na amostra, destacaram-se o sobrepeso, a obesidade e a circunferência abdominal de risco. É possível concluir que há aspectos do estilo de vida que devem ser modificados para propiciar menos risco cardiovascular. A população-alvo deve ser conscientizada através da intensificação de ações de educação em saúde focada no tema.


Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Soares, Enfermagem do Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

Egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

 

Juliana Luzia França Mesquita, Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

Professora Doutora do Instituto de Ciências da Saúde do UNIARAXÁ. Ciências Biológicas, Uniaraxá. Mestrado em Genética e Bioquímica, UFU. Doutorado em Bioquímica, USP. Docente do Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

 

Aline do Carmo França-Botelho, Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

Professora Doutora do Instituto de Ciências da Saúde do UNIARAXÁ. Odontologia, Uniube e Biologia, Claretiano. Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, UFU. Doutorado em Ciências, UFMG. Docente do Centro Universitário do Planalto do Araxá, Uniaraxá, MG.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Soares, G. A., Mesquita, J. L. F., & França-Botelho, A. do C. (2019). Índice de massa corporal e circunferência abdominal colocam em risco cardiovascular um grupo de idosos de um município de Minas Gerais,. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 251–263. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p251-263

Edição

Seção

Artigos