Serviços de Apoio Social às pessoas idosas em Braga, Portugal

Autores

  • Miriam Cabrera Corvelo Delboni Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa Psicóloga. Docente do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.
  • Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo Geógrafa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
  • Maria Clara Costa de Oliveira Filósofa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
  • Aline Sarturi Ponte Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p81-100

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Desenvolvimento Regional, Envelhecimento, Políticas Públicas de Saúde.

Resumo

Objetiva-se apresentar quais os serviços que estão disponíveis ao acesso dos idosos no município de Braga, em Portugal, que pertence à comunidade europeia, e que se comprometeu, juntamente com os demais países membros da Organização das Nações Unidas, em atender aos acordos propostos pelo Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento de 2002. Métodos: A investigação realizada de março a setembro de 2015, baseou-se em fontes secundárias, nomeadamente, na identificação dos Serviços de Apoio Social aos idosos existentes no município de Braga, bem como dos dados disponíveis no Recenseamento Geral da População de 2011, Leis e Decretos Portugueses direcionados aos idosos. Resultados: Atualmente existem sete tipos de Serviços de Apoio Social ofertados aos idosos em Portugal: Serviço de apoio domiciliário, Centro de convívio, Centro de dia, Centro de noite, Acolhimento familiar, Estruturas residenciais, Centro de férias e lazer. Conclusão: Conclui-se que estes Serviços de Apoio Social reforçam a importância do planejamento, e da regionalização das políticas de proteção para a qualidade de vida; no entanto, não abrangem a toda a população dos idosos do município.

Biografia do Autor

Miriam Cabrera Corvelo Delboni, Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Psicóloga. Docente do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.

Psicóloga. Docente do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.


Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo, Geógrafa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Geógrafa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.


Maria Clara Costa de Oliveira, Filósofa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Filósofa. Docente Associada com Agregação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Aline Sarturi Ponte, Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Terapeuta Ocupacional. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Delboni, M. C. C., Areosa, S. V. C., Remoaldo, P. C. A. C., Oliveira, M. C. C. de, & Ponte, A. S. (2017). Serviços de Apoio Social às pessoas idosas em Braga, Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 81–100. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p81-100