Iatrogenia medicamentosa em idosos hospitalizados no interior do Amazonas

Autores

  • Andriele Valentim da Costa Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari. Amazonas, Brasil.
  • Luana de Melo Lisboa Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.
  • Deyvylan Araujo Reis Professor Doutor do curso de graduação em enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.
  • Hyana Kamila Ferreira de Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil. E-mail: hyanakamila@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p99-111

Palavras-chave:

Doença iatrogênica, Idoso, Enfermagem.

Resumo

As iatrogenias são ações decorrentes de intervenções médicas, ou de membro/s de uma equipe médica, que resultem em consequências indesejáveis ou prejudiciais à saúde de um indivíduo hospitalizado. O objetivo deste estudo foi identificar iatrogenias medicamentosas que ocorreram com pacientes idosos internados no Hospital Regional da cidade de Coari, estado de Amazonas, Brasil. Os dados foram coletados de 100 prontuários, dos quais se identificou, por meio de um instrumento criado pelos autores, que a omissão de doses foi a iatrogenia mais frequente em 83,0% dos casos, recomendando-se que se busque compreender causas, fatores de risco, consequências, e pensar em estratégias para diminuir ou minimizar essas ocorrências.

Biografia do Autor

Andriele Valentim da Costa, Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari. Amazonas, Brasil.

Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari. Amazonas, Brasil.

Luana de Melo Lisboa, Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.

Graduanda do curso de enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil. 

 

Deyvylan Araujo Reis, Professor Doutor do curso de graduação em enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.

Professor Doutor do curso de graduação em enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.

 

Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil. E-mail: hyanakamila@hotmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Tecnologia/UFAM/ISB. Coari, Amazonas, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Costa, A. V. da, Lisboa, L. de M., Reis, D. A., & Oliveira, H. K. F. de. (2019). Iatrogenia medicamentosa em idosos hospitalizados no interior do Amazonas. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 99–111. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p99-111

Edição

Seção

Artigos