A sobrecarga de atividades dos cuidadores de idosos

Carolina Guedes de Brito Montoya, Selma Petra Chaves Sá, Mirian da Costa Lindolpho, Vilmar da Conceição Oliveira Filho, Dayana Feital Pimentel

Resumo


O papel do cuidador de idoso na sociedade torna-se cada vez mais importante à medida que a demanda por este serviço aumenta. Estudos confirmam que a exaustão e a doença podem ter alta prevalência na vida dos cuidadores. Objetiva-se, neste estudo, identificar o perfil dos cuidadores de idosos do ponto de vista social, demográfico, econômico e de saúde, e descrever os impactos objetivos da sobrecarga de trabalho, física e psicológica, em cuidadores de idosos. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal acerca do perfil sociodemográfico e de saúde de 50 cuidadores de idosos de um centro de atenção para idosos e cuidadores, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, por meio da utilização de formulário com perguntas fechadas, a fim de identificar o perfil dos cuidadores, e a Escala de Zarit, na avaliação da sobrecarga dos cuidadores de idosos. Os dados foram organizados e tabulados em planilhas no Microsoft Excel e submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados indicam que os cuidadores são, predominantemente, mulheres, idosas, muitas delas da própria família, de baixa renda e que não recebem ajuda para dividir a tarefa do cuidar. Os achados apontam para uma jornada diária extenuante de 12 a 24 horas e que 42% dos cuidadores, de um modo geral, apresentam sobrecarga moderada. Conclui-se que o cuidado ao idoso pode levar à sobrecarga à saúde dos cuidadores, resultando na diminuição da sua qualidade de vida.

Palavras-chave


Cuidadores; Enfermagem Geriátrica; Idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p441-454

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.