A sobrecarga de atividades dos cuidadores de idosos

Autores

  • Carolina Guedes de Brito Montoya Mestre em Enfermagem Assistencial, . Enfermeira da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras.
  • Selma Petra Chaves Sá Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense.
  • Mirian da Costa Lindolpho Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração, da Escola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa. Universidade Federal Fluminense.
  • Vilmar da Conceição Oliveira Filho Nutricionista. Mestre em Ciência do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Fisiologia do Exercício, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Dayana Feital Pimentel Enfermeira, Universidade Federal Fluminense e atual residente do Programa de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p441-454

Palavras-chave:

Cuidadores, Enfermagem Geriátrica, Idoso.

Resumo

O papel do cuidador de idoso na sociedade torna-se cada vez mais importante à medida que a demanda por este serviço aumenta. Estudos confirmam que a exaustão e a doença podem ter alta prevalência na vida dos cuidadores. Objetiva-se, neste estudo, identificar o perfil dos cuidadores de idosos do ponto de vista social, demográfico, econômico e de saúde, e descrever os impactos objetivos da sobrecarga de trabalho, física e psicológica, em cuidadores de idosos. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal acerca do perfil sociodemográfico e de saúde de 50 cuidadores de idosos de um centro de atenção para idosos e cuidadores, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, por meio da utilização de formulário com perguntas fechadas, a fim de identificar o perfil dos cuidadores, e a Escala de Zarit, na avaliação da sobrecarga dos cuidadores de idosos. Os dados foram organizados e tabulados em planilhas no Microsoft Excel e submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados indicam que os cuidadores são, predominantemente, mulheres, idosas, muitas delas da própria família, de baixa renda e que não recebem ajuda para dividir a tarefa do cuidar. Os achados apontam para uma jornada diária extenuante de 12 a 24 horas e que 42% dos cuidadores, de um modo geral, apresentam sobrecarga moderada. Conclui-se que o cuidado ao idoso pode levar à sobrecarga à saúde dos cuidadores, resultando na diminuição da sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

Carolina Guedes de Brito Montoya, Mestre em Enfermagem Assistencial, . Enfermeira da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras.

Mestre em Enfermagem Assistencial, Universidade Federal Fluminense. Enfermeira da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-7102-1883.

 

Selma Petra Chaves Sá, Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense.

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0001-9878-7179.

 

Mirian da Costa Lindolpho, Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração, da Escola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração, da Escola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-2503-4827

 

Vilmar da Conceição Oliveira Filho, Nutricionista. Mestre em Ciência do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Fisiologia do Exercício, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nutricionista. Mestre em Ciência do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Fisiologia do Exercício, Universidade Federal do Rio de Janeiro. URL: https://orcid.org/0000-0001-5398-0266.

Dayana Feital Pimentel, Enfermeira, Universidade Federal Fluminense e atual residente do Programa de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ.

Enfermeira, Universidade Federal Fluminense e atual residente do Programa de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Montoya, C. G. de B., Sá, S. P. C., Lindolpho, M. da C., Oliveira Filho, V. da C., & Pimentel, D. F. (2019). A sobrecarga de atividades dos cuidadores de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 441–454. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p441-454

Edição

Seção

Artigos