A relação entre os mecanismos que influenciam o propósito de vida e seus impactos na longevidade em idosos com mais de 80 anos

Autores

  • Letícia Sumiko Kikuchi Kikuchi Psicóloga. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.
  • Ana Cristina Procópio de Oliveira Aguiar Coordenadora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.
  • Anny Caroline Dedicação Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p521-534

Palavras-chave:

Propósito de vida, Longevidade, Idosos mais velhos.

Resumo

Revisão integrativa da literatura que investigou a relação entre mecanismos que influenciam o propósito de vida (PDV) e seus impactos na longevidade, em idosos com mais de 80 anos. Encontraram-se oito trabalhos (bases de dados: LILACS, Medline, CINAHL, Web of Science, Scopus e SciELO). O PDV elevado aumenta as chances de um envelhecimento bem-sucedido e melhores desfechos em saúde; porém, não protege de depressão no futuro. O PDV deve ser fortalecido por intervenções que considerem questões existenciais e subjetivas de longevos.

Biografia do Autor

Letícia Sumiko Kikuchi Kikuchi, Psicóloga. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

Psicóloga. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

Ana Cristina Procópio de Oliveira Aguiar, Coordenadora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Ciência, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

 

Anny Caroline Dedicação, Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Kikuchi, L. S. K., Aguiar, A. C. P. de O., & Dedicação, A. C. (2019). A relação entre os mecanismos que influenciam o propósito de vida e seus impactos na longevidade em idosos com mais de 80 anos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 521–534. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p521-534

Edição

Seção

Artigos