Envelhecimento Ativo em Questão - Reflexões a partir de uma Oficina de Teatro com Pessoas Idosas

Autores

  • Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Estadual Paulistas Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Assis.
  • João Batista Martins Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/Assis.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p153-174

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Desenvolvimento humano, Teatro.

Resumo

O conceito de Envelhecimento Ativo, preconizado pela Organização Mundial de Saúde e propagado pelos discursos midiáticos e acadêmicos, carrega certa subjetividade sobre o envelhecer que, a nosso ver, precisa ser reavaliado. Com prescrições sobre o que seria um envelhecimento bem-sucedido, idealiza-se a pessoa idosa-modelo e descarta-se o dissenso e as singularidades. Neste trabalho, apresentamos uma vivência de teatro voltada a pessoas de mais idade, que pretende contribuir com reflexões acerca deste conceito e sugerir formas originais de pensar e viver a velhice.

 

Biografia do Autor

Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Estadual Paulistas Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Assis.

Fonoaudióloga, Universidade de São Paulo. Especialista em Linguagem. Mestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Estadual Paulistas Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Assis.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7047-6923

 

João Batista Martins, Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/Assis.

Psicólogo. Mestre em Antropologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação, Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Psicologia, Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/Assis.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Siqueira, C. L. de O., & Martins, J. B. (2019). Envelhecimento Ativo em Questão - Reflexões a partir de uma Oficina de Teatro com Pessoas Idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 153–174. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p153-174

Edição

Seção

Artigos