A influência e as repercussões da obra A Velhice, de Simone de Beauvoir, na produção literária brasileira sobre o tema do envelhecimento

Autores

  • Lycia Rinco Borges Procópio Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.
  • Lívia Godinho Nery Gomes Azevedo Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p535-553

Palavras-chave:

Simone de Beauvoir, Velhice, Envelhecimento, Produção literária.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento histórico-bibliográfico sobre a influência de Simone de Beauvoir, especialmente de sua obra intitulada “A Velhice”, na produção literária brasileira sobre os temas velhice e envelhecimento. Diversos autores brasileiros dialogaram em seus livros com Simone de Beauvoir, aceitando o convite da autora francesa para romper o silêncio desumano e, assim, não permitir que os idosos sejam considerados como párias e apartados da sociedade.

 

Biografia do Autor

Lycia Rinco Borges Procópio, Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

Mestranda em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

 

Lívia Godinho Nery Gomes Azevedo, Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

Doutora em Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Procópio, L. R. B., & Azevedo, L. G. N. G. (2019). A influência e as repercussões da obra A Velhice, de Simone de Beauvoir, na produção literária brasileira sobre o tema do envelhecimento. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 535–553. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p535-553

Edição

Seção

Artigos