O Condomínio Cidade Madura: um estudo de caso de uma nova maneira de morar da pessoa idosa brasileira

Autores

  • Eleusy Natália Miguel Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Viçosa. Professora na Univiçosa, FACISA, no curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Simone Caldas Tavares Mafra Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p211-226

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Habitação da Pessoa Idosa, Envelhecimento no Brasil.

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno vivenciado em todo o mundo. No Brasil, esse processo é relativamente recente, embora esteja ocorrendo de maneira acelerada. Em relação aos fatores determinantes do envelhecimento, destacam-se os tipos de moradia, que podem influenciar diretamente na longevidade de um indivíduo. Diante do breve exposto, objetiva-se evidenciar as condições de habitação como fator influente na vida dos idosos residentes no Condomínio Cidade Madura, implantado em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Para tanto, empregam-se, como metodologia, a observação direta, o estudo de caso e o registro fotográfico. Nota-se que a iniciativa é um avanço na área de habitação para a pessoa idosa, especialmente para os de baixa renda. Conclui-se, portanto, que o condomínio atende razoavelmente às questões físicas da moradia.

 

Biografia do Autor

Eleusy Natália Miguel, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Viçosa. Professora na Univiçosa, FACISA, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Economista Doméstica, Arquiteta e Urbanista. Mestre em Economia Doméstica. Doutoranda, Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Arte e Cultura Barroca, Universidade Federal de Ouro Preto. Estudante de graduação de Serviço Social, UNIFRAN. Professora na Univiçosa, FACISA, no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

URL: https://orcid.org/0000-0002-9464-0820

 

Simone Caldas Tavares Mafra, Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Economista Doméstica, Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutorado, no Sealy Center on Aging, University of Texas Medical Branch, Texas, Estados Unidos. Doutorado e mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

URL: https://orcid.org/0000-0003-2247-2327

 

Downloads

Como Citar

Miguel, E. N., & Mafra, S. C. T. (2019). O Condomínio Cidade Madura: um estudo de caso de uma nova maneira de morar da pessoa idosa brasileira. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 211–226. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p211-226

Edição

Seção

Artigos