O processo do cuidar de idosos hospitalizados: percepção dos acompanhantes de um hospital universitário.

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Enfermeiro, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi, BA, Brasil.
  • Elaine Cristina Santos Alves Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.
  • Naiara Eveline Brito Veloso Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.
  • Mônica Antar Gamba Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.
  • Mariza Alves Barbosa Teles Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil.
  • Karla Chistiane Freitas Oliveira Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Professora do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p175-190

Palavras-chave:

Percepção, Acompanhante, Cuidador, Hospitalização, Saúde do idoso, Envelhecimento.

Resumo

Objetivou-se identificar a percepção, quanto ao processo de cuidar, de acompanhantes de idosos de um hospital universitário, muitas vezes seus cuidadores pós-hospitalização, no ambiente domiciliar. Trata-se de um estudo de delineamento descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, realizado com 28 pessoas, os sujeitos componentes da amostra deste estudo. Foi utilizada uma entrevista como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Emergiram seis categorias de estudo como resultado da pesquisa: Caracterização dos participantes; Importância autorreferida da participação do acompanhante quanto aos cuidados geriátricos; Apoio emocional ao idoso; Reforço positivo para o idoso hospitalizado, pelo interesse do acompanhante em participar do cuidado; Fatores dificultadores para a participação do acompanhante na assistência ao idoso; e Contribuição da equipe de enfermagem para a satisfação do acompanhante. Concluiu-se que a presença de acompanhante no ambiente hospitalar, procedendo muitas vezes como cuidador pós-hospitalização no ambiente domiciliar, contribui substancialmente na melhora do prognóstico do quadro clínico e na recuperação de um paciente idoso.

    

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Enfermeiro, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi, BA, Brasil.

Enfermeiro, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi, BA, Brasil.

 

Elaine Cristina Santos Alves, Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

 

Naiara Eveline Brito Veloso, Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

 Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

 

Mônica Antar Gamba, Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.

Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.

Mariza Alves Barbosa Teles, Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil.

Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil.

 

Karla Chistiane Freitas Oliveira, Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Professora do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil. E-mail:

Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Professora do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, P. L. N. da, Alves, E. C. S., Veloso, N. E. B., Gamba, M. A., Teles, M. A. B., & Oliveira, K. C. F. (2017). O processo do cuidar de idosos hospitalizados: percepção dos acompanhantes de um hospital universitário. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 175–190. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p175-190