O processo do cuidar de idosos hospitalizados: percepção dos acompanhantes de um hospital universitário.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Elaine Cristina Santos Alves, Naiara Eveline Brito Veloso, Mônica Antar Gamba, Mariza Alves Barbosa Teles, Karla Chistiane Freitas Oliveira

Resumo


Objetivou-se identificar a percepção, quanto ao processo de cuidar, de acompanhantes de idosos de um hospital universitário, muitas vezes seus cuidadores pós-hospitalização, no ambiente domiciliar. Trata-se de um estudo de delineamento descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, realizado com 28 pessoas, os sujeitos componentes da amostra deste estudo. Foi utilizada uma entrevista como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Emergiram seis categorias de estudo como resultado da pesquisa: Caracterização dos participantes; Importância autorreferida da participação do acompanhante quanto aos cuidados geriátricos; Apoio emocional ao idoso; Reforço positivo para o idoso hospitalizado, pelo interesse do acompanhante em participar do cuidado; Fatores dificultadores para a participação do acompanhante na assistência ao idoso; e Contribuição da equipe de enfermagem para a satisfação do acompanhante. Concluiu-se que a presença de acompanhante no ambiente hospitalar, procedendo muitas vezes como cuidador pós-hospitalização no ambiente domiciliar, contribui substancialmente na melhora do prognóstico do quadro clínico e na recuperação de um paciente idoso.

    


Palavras-chave


Percepção; Acompanhante; Cuidador; Hospitalização; Saúde do idoso; Envelhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p175-190

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.