O idoso em Oliveira Fortes, MG: A interface entre o envelhecimento populacional e as Políticas Públicas de Saúde

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Professor do Núcleo de disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.
  • Jorge Ferreira de Paiva Médico da Família e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes, MG, Brasil.
  • Valéria de Oliveira Professora do Núcleo de Disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.
  • Marília Nalon Pereira Professora do Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Sede, Juiz de Fora, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p231-250

Palavras-chave:

Envelhecimento da População, Saúde do Idoso, Serviços de Saúde para Idosos.

Resumo

Consubstanciado por uma entrevista, o presente estudo objetivou contextualizar a interface entre o processo do envelhecimento populacional com a prestação de serviços de saúde do município de Oliveira Fortes, MG, Brasil. Confrontado ao cenário nacional, o trabalho se encerra pontuando a contraditória situação do envelhecimento populacional brasileiro que, apesar de instalado e acelerado, há pouca, ou até mesmo nenhuma, evidência de políticas e ações de saúde pública direcionada aos idosos.


Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida, Professor do Núcleo de disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.

Professor do Núcleo de disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.

Jorge Ferreira de Paiva, Médico da Família e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes, MG, Brasil.

Médico da Família e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes, MG, Brasil.

Valéria de Oliveira, Professora do Núcleo de Disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.

Professora do Núcleo de Disciplinas de Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, MG, Brasil.

 

Marília Nalon Pereira, Professora do Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Sede, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Professora do Departamento de Odontologia Restauradora. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Sede, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Almeida, L. E. de, Paiva, J. F. de, Oliveira, V. de, & Pereira, M. N. (2017). O idoso em Oliveira Fortes, MG: A interface entre o envelhecimento populacional e as Políticas Públicas de Saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 231–250. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p231-250