Acompanhamento farmacoterapêutico na dor crônica geriátrica: relato de caso

Autores

  • Luciana Vismari Farmacêutica Clínica e Professora de Farmacologia. Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde. Universidade Nove de Julho, UNINOVE.
  • Viviane Cristina Palma Farmacêutica Clínica.
  • Maristela Ferreira Catão Carvalho Farmacêutica Clínica do IPGG, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia; Docente do Instituto Racine.
  • Graziela Luppi Farmacêutica Clínica e Docente do Instituto Racine.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p251-269

Palavras-chave:

Adesão à Medicação, Idoso, Atenção Farmacêutica.

Resumo

O presente trabalho relata o caso de uma paciente idosa que sofre de dor crônica, destacando-se os principais diagnósticos farmacêuticos encontrados, e as intervenções realizadas. Os resultados obtidos permitem concluir que o acompanhamento farmacoterapêutico pode contribuir de forma direta com a melhora na qualidade de vida de um/a paciente. No caso de doenças crônicas, como a dor, o acompanhamento deve ser contínuo, no sentido de garantir a adesão do paciente ao tratamento.


Biografia do Autor

Luciana Vismari, Farmacêutica Clínica e Professora de Farmacologia. Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde. Universidade Nove de Julho, UNINOVE.

Farmacêutica Clínica e Professora de Farmacologia. Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde. Universidade Nove de Julho, UNINOVE.

Viviane Cristina Palma, Farmacêutica Clínica.

Farmacêutica Clínica.

Maristela Ferreira Catão Carvalho, Farmacêutica Clínica do IPGG, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia; Docente do Instituto Racine.

Farmacêutica Clínica do IPGG, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia; Docente do Instituto Racine.

Graziela Luppi, Farmacêutica Clínica e Docente do Instituto Racine.

Farmacêutica Clínica e Docente do Instituto Racine.

 

Downloads

Como Citar

Vismari, L., Palma, V. C., Carvalho, M. F. C., & Luppi, G. (2018). Acompanhamento farmacoterapêutico na dor crônica geriátrica: relato de caso. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 251–269. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p251-269