Avaliação do torque muscular e sarcopenia em mulheres praticantes de fisioterapia aquática

Autores

  • Giovanna Rodrigues da Silva Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Jaqueline de Fátima Biazus Fisioterapia. Educadora Física. Especialista em Ortopedia-Traumatologia e Desportiva, Hidrocinesioterapia e Terapia Manual. Mestrado em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Fisioterapia, Professora titular da Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Henrique Coppetti Muller Fisioterapia. Mestrando em Treino Desportivo – alto rendimento, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.
  • Luiz Fernando Rodrigues Júnior Engenheiro de Materiais. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Docente e Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Maria Isabel Veras Orselli Bacharel em Física. Mestre e Doutora em Ciências, Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Carla Mirelle Giotto Mai Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica), Universidade Federal de Santa Maria. Docente titular do Curso de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p555-568

Palavras-chave:

Osteoporose, Sarcopenia, Hidroterapia, Força muscular.

Resumo

O aumento da expectativa de vida acarreta, muitas vezes, a prevalência de algumas doenças crônico-degenerativas relacionadas ao envelhecimento, como osteoporose e sarcopenia. Trata-se de pesquisa retrospectiva e prospectiva, com abordagem quantitativa do tipo quase-experimental com pré- e pós-teste, sem grupo-controle, utilizando-se um protocolo de exercícios na fisioterapia aquática. Amostra com 13 mulheres, entre 57 e 84 anos, com diagnóstico médico de osteopenia/osteoporose, comprovado por densitometria óssea. Aplicado protocolo no meio aquático, em 30 semanas, 2 vezes na semana; participantes submetidas a avaliações pré- e pós-intervenção, avaliando-se a força muscular por meio do torque músculo quadríceps com a dinamometria, e a sarcopenia, pelo teste Short Physical Performance Battery (SPPB). Os resultados, após o protocolo de fisioterapia aquática, mostraram que o torque de ambos os lados foi estatisticamente significativo; porém, o lado não dominante (p=0,0059) apresentou maior ganho de força em relação ao membro dominante (p=0,01). Os resultados da sarcopenia também foram estatisticamente significativos após protocolo aquático (p = 0,03458), do que se pode concluir que a fisioterapia aquática se mostra eficaz no torque muscular e sarcopenia.

Biografia do Autor

Giovanna Rodrigues da Silva, Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2259-6311

 

Jaqueline de Fátima Biazus, Fisioterapia. Educadora Física. Especialista em Ortopedia-Traumatologia e Desportiva, Hidrocinesioterapia e Terapia Manual. Mestrado em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Fisioterapia, Professora titular da Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta. Educadora Física. Especialista em Ortopedia-Traumatologia e Desportiva, Hidrocinesioterapia e Terapia Manual. Mestrado em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Fisioterapia, Professora titular da Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

 

Henrique Coppetti Muller, Fisioterapia. Mestrando em Treino Desportivo – alto rendimento, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.

Fisioterapeuta. Mestrando em Treino Desportivo – alto rendimento, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.

Luiz Fernando Rodrigues Júnior, Engenheiro de Materiais. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Docente e Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Engenheiro de Materiais. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Docente e Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Isabel Veras Orselli, Bacharel em Física. Mestre e Doutora em Ciências, Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Bacharel em Física. Mestre e Doutora em Ciências, Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Engenharia Biomédica, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

 

Carla Mirelle Giotto Mai, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica), Universidade Federal de Santa Maria. Docente titular do Curso de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica), Universidade Federal de Santa Maria. Docente titular do Curso de Fisioterapia, Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, RS, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, G. R. da, Biazus, J. de F., Muller, H. C., Rodrigues Júnior, L. F., Orselli, M. I. V., & Mai, C. M. G. (2019). Avaliação do torque muscular e sarcopenia em mulheres praticantes de fisioterapia aquática. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 555–568. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p555-568

Edição

Seção

Artigos