Reserva Cognitiva e Abertura à Experiência em idosos sem demência: um estudo correlacional

Autores

  • Joel Jonathan Carvalho Tavares Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Membro do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE).
  • Jayana Ramalho Ventura Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP/PB). Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professora do Curso de Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).
  • Bernardino Fernández-Calvo Graduação e Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade de Salamanca. Atualmente é Professor Adjunto I no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8080-5578. URL: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2745539.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p77-97

Palavras-chave:

Reserva Cognitiva, Abertura à Experiência, Idosos.

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar acerca da Reserva Cognitiva (RC) e da Abertura à Experiência (AE) em idosos sem demência. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, correlacional e quantitativa, da qual participaram 31 idosos divididos em dois grupos: Saudável e Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Houve correlação moderada, positiva e significativa (r = 0,463; p < 0,01) entre RC e AE. Percebeu-se que os idosos saudáveis (M = 0,53; DP = 0,10) apresentaram significativamente [t = (29) 3,785; p < 0,01] maior índice de RC em comparação aos idosos com CCL (M = 0,39; DP = 0,11). Os dados confirmaram que existe associação entre RC e AE, e que idosos saudáveis apresentam maior RC, comparados a idosos com CCL. Este estudo possibilitou conhecer possíveis relações e diferenças subjacentes ao processo de aquisição das reservas cognitivas e de fatores relativos a AE, podendo contribuir para que mais pesquisas sejam feitas, buscando maiores evidências no campo da ciência.

 

Biografia do Autor

Joel Jonathan Carvalho Tavares, Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Membro do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE).

Graduando em Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Membro do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9634-4884.

URL: https://www.unipe.edu.br

 

Jayana Ramalho Ventura, Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP/PB). Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professora do Curso de Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Graduada em Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP/PB). Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professora do Curso de Psicologia, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

URL: https://www.unipe.edu.br

 

Bernardino Fernández-Calvo, Graduação e Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade de Salamanca. Atualmente é Professor Adjunto I no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8080-5578. URL: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2745539.

Graduação e Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade de Salamanca. Atualmente é Professor Adjunto I no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8080-5578.

URL: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2745539.

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Tavares, J. J. C., Ventura, J. R., & Fernández-Calvo, B. (2019). Reserva Cognitiva e Abertura à Experiência em idosos sem demência: um estudo correlacional. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 77–97. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p77-97

Edição

Seção

Artigos