Atitude de cuidadoras formais de idosas institucionalizadas sobre a velhice: efeito de uma intervenção educativa

Autores

  • Yasmin Nascimento Passos Psicóloga, UNAMA. Residente em Saúde do Idoso no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará.
  • Hilma Tereza Tôrres Khoury Psicóloga, UFPA. Doutora em Psicologia, UnB, com Tese na área da Psicologia do Envelhecimento. Professora Titular na Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Psicologia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Universidade Federal do Pará/Faculdade de Psicologia e Hospital Universitário João de Barros Barreto.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p277-299

Palavras-chave:

Atitude, Cuidadores, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

O objetivo foi investigar o efeito de uma intervenção educativa sobre a atitude em relação à velhice de cinco cuidadoras de idosas institucionalizadas. A intervenção consistiu de quatro sessões em que eram exibidos vídeos abordando temáticas pertinentes à velhice, seguidos de questionamentos e reflexões. Os resultados mostram mudança positiva de atitude, especialmente naqueles aspectos relacionados à imagem social do idoso, podendo trazer benefícios no cuidado às idosas.

Biografia do Autor

Yasmin Nascimento Passos, Psicóloga, UNAMA. Residente em Saúde do Idoso no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará.

Psicóloga, UNAMA. Residente em Saúde do Idoso no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará.

 

Hilma Tereza Tôrres Khoury, Psicóloga, UFPA. Doutora em Psicologia, UnB, com Tese na área da Psicologia do Envelhecimento. Professora Titular na Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Psicologia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Universidade Federal do Pará/Faculdade de Psicologia e Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Psicóloga, UFPA. Doutora em Psicologia, UnB, com Tese na área da Psicologia do Envelhecimento. Professora Titular na Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Psicologia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Universidade Federal do Pará/Faculdade de Psicologia e Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Passos, Y. N., & Khoury, H. T. T. (2019). Atitude de cuidadoras formais de idosas institucionalizadas sobre a velhice: efeito de uma intervenção educativa. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 277–299. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p277-299

Edição

Seção

Artigos