Relação entre independência funcional e qualidade de vida de idosos participantes de grupos de convivência.

Autores

  • Clara Janyelle Gomes de Carvalho Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Luiz Eduardo Lima de Andrade Fisioterapia, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Fisioterapia, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Ana Letícia de Souza Pereira Fisioterapia, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Fernanda Diniz de Sá Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Socorro Luna Cruz Fisioterapia Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p589-605

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Capacidade funcional, Idoso.

Resumo

Objetivou-se investigar a independência funcional e suas relações na qualidade de vida dos idosos participantes de grupos de convivência de Unidades Básicas de Saúde. Observa-se que a independência funcional apresenta correlação com a qualidade de vida dos idosos, havendo significância estatística para os domínios ‘Funcionamento do sensório’, ‘Autonomia’ e ‘Participação Social’. Concluiu-se que idosos funcionalmente independentes apresentam melhor qualidade de vida.

 

 

Biografia do Autor

Clara Janyelle Gomes de Carvalho, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atuação na área de Saúde Coletiva.

 

Luiz Eduardo Lima de Andrade, Fisioterapia, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Fisioterapia, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Ana Letícia de Souza Pereira, Fisioterapia, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Fernanda Diniz de Sá, Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Socorro Luna Cruz, Fisioterapia Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Fisioterapeuta. Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Carvalho, C. J. G. de, Andrade, L. E. L. de, Lima Filho, B. F. de, Pereira, A. L. de S., Sá, F. D. de, & Cruz, S. L. (2019). Relação entre independência funcional e qualidade de vida de idosos participantes de grupos de convivência. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 589–605. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p589-605

Edição

Seção

Artigos