Estimulação da memória e comunicação de idosos: relato de experiência com base na promoção da saúde.

Autores

  • Aline Megumi Arakawa-Belaunde Fonoaudiologia. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Bruna Vieira Krug Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.
  • Laurielen Cardoso Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.
  • Mariane Silva de Amorim Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p607-620

Palavras-chave:

Envelhecimento, Memória, Promoção da Saúde.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, de um grupo de estimulação de memória e da comunicação de idosos, realizado entre os anos de 2014 e 2017. Participaram dos encontros um total de 96 idosos, sendo prevalente o sexo feminino. Foram realizados 14 encontros semestrais, semanalmente, com duração de 80 minutos. Além de um espaço de convivência, realizaram-se atividades de estimulação ao desempenho cognitivo, a fim de promover a saúde e qualidade de vida dos idosos participantes.

 

Biografia do Autor

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Fonoaudiologia. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonoaudióloga, Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, FOB/USP. Mestrado e Doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas - área Saúde Coletiva, FOB/USP. Experiência na área da Saúde Coletiva, atuando preferencialmente em temas relacionados à promoção da saúde e saúde do idoso. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.

URL: https://orcid.org/0000-0002-2159-6486.

 

Bruna Vieira Krug, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.

Graduanda em Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.

 

Laurielen Cardoso, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.

Fonoaudióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.

 

Mariane Silva de Amorim, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

Fonoaudióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Arakawa-Belaunde, A. M., Krug, B. V., Cardoso, L., & Amorim, M. S. de. (2019). Estimulação da memória e comunicação de idosos: relato de experiência com base na promoção da saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 607–620. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p607-620

Edição

Seção

Artigos