Avaliação participativa de uma Universidade Aberta à Terceira Idade: perspectiva dos idosos

Autores

  • Flávia Yamasaki Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá, UEM. Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.
  • Ana Claudia Wanderbroocke Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.
  • Denise de Camargo Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p635-655

Palavras-chave:

Universidade Aberta à Terceira Idade, Envelhecimento, Avaliação participativa.

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar uma avaliação participativa de uma Universidade Aberta à Terceira Idade na perspectiva dos idosos participantes. Dez pessoas com idade entre 62 e 74 anos, participaram de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Três categorias foram discutidas: satisfação com o projeto, aprendizagens para o cotidiano e recursos didáticos e planejamento. A satisfação decorreu da possibilidade de interação e aquisição de conhecimentos. Discute-se a necessidade de avançar quanto à didática empregada por parte dos professores e do planejamento do projeto.

 

Biografia do Autor

Flávia Yamasaki, Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá, UEM. Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá, UEM. Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-1316-2821

URL: http://orcid.org/0000-0002-1316-2821

Ana Claudia Wanderbroocke, Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.

Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-2876-5326

URL:  http://orcid.org/0000-0002-2876-5326

 

Denise de Camargo, Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.

Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. Linha de pesquisa Envelhecimento e Sociedade.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9092-9988

URL: http://orcid.org/0000-0001-9092-9988

 

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Yamasaki, F., Wanderbroocke, A. C., & Camargo, D. de. (2019). Avaliação participativa de uma Universidade Aberta à Terceira Idade: perspectiva dos idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 635–655. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p635-655

Edição

Seção

Artigos