Facilitadores e barreiras à implementação de Cuidados Centrados na Pessoa Idosa em contextos organizacionais: revisão narrativa da literatura

Autores

  • Maria Miguel Barbosa Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Bolseira de doutoramento, FCT, SFRH/BD/138897/2018; Universidade da Beira Interior, Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI); Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS); Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Portugal.
  • Rosa Marina Afonso Doutora em Psicologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior; CINTESIS, Universidade do Porto, Portugal.
  • Javier Yanguas Doutor em Psicologia Biológica e da Saúde; Fundación Bancaria “La Caixa”. Espanha.
  • Constança Paúl Doutora em Ciências Biomédicas na área da Psicologia; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, CINTESIS, Universidade do Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p25-45

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Cuidado centrado na pessoa, Gerontologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar facilitadores e barreiras à implementação de Cuidados Centrados na Pessoa Idosa. Da pesquisa efetuada em inglês, espanhol e português, nas bases de dados EBSCO-PSY/ASC, PUBMED, SciELO e B-on, incluíram-se 27 artigos para a revisão narrativa da literatura. As informações foram organizadas em seis domínios e permitiram compreender os aspetos que influenciam o desenvolvimento e manutenção de práticas centradas na pessoa idosa em instituições de cuidados de longo prazo.

 

Biografia do Autor

Maria Miguel Barbosa, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Bolseira de doutoramento, FCT, SFRH/BD/138897/2018; Universidade da Beira Interior, Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI); Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS); Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Portugal.

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Bolseira de doutoramento, FCT, SFRH/BD/138897/2018; Universidade da Beira Interior, Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI); Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS); Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Portugal.

 

Rosa Marina Afonso, Doutora em Psicologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior; CINTESIS, Universidade do Porto, Portugal.

Doutora em Psicologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior; CINTESIS, Universidade do Porto, Portugal.

 

 

Javier Yanguas, Doutor em Psicologia Biológica e da Saúde; Fundación Bancaria “La Caixa”. Espanha.

Doutor em Psicologia Biológica e da Saúde; Fundación Bancaria “La Caixa”. Espanha. 

 

Constança Paúl, Doutora em Ciências Biomédicas na área da Psicologia; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, CINTESIS, Universidade do Porto. Portugal.

Doutora em Ciências Biomédicas na área da Psicologia; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, CINTESIS, Universidade do Porto. Portugal.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Barbosa, M. M., Afonso, R. M., Yanguas, J., & Paúl, C. (2020). Facilitadores e barreiras à implementação de Cuidados Centrados na Pessoa Idosa em contextos organizacionais: revisão narrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 25–45. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p25-45

Edição

Seção

Artigos