Envelhecer na zona rural do interior do estado do Amazonas, desempenho cognitivo, funcionalidade e percepção de saúde: um estudo transversal

Autores

  • Rosangela Silva da Costa Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).
  • Lorena Forte Leão Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).
  • Hércules Lázaro Morais Campos Fisioterapeuta Professor do curso de Fisioterapia, Instituto de Saúde e Biotecnologia, ISB, da Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Membro-fundador e atuante do Grupo de Pesquisa LEPISC, Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Coletiva, UFAM.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p83-103

Palavras-chave:

Envelhecimento, Funcionalidade, Zona rural.

Resumo

Caracterizou-se, neste estudo, o desempenho cognitivo, a funcionalidade e a saúde física dos idosos da zona rural do município de Coari, no interior do estado do Amazonas, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 100 idosos com idade de 60 ou mais anos. A maioria dos idosos da zona rural é considerada de idosos-jovens, com déficit cognitivo grave e dor autorrelatada, mas ainda com boa funcionalidade e autonomia. Há no interior do Amazonas escassez de políticas públicas para o segmento populacional de idosos rurais.

 

Biografia do Autor

Rosangela Silva da Costa, Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).

Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3942-6717

 

Lorena Forte Leão, Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).

Discente do curso de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM).

 

Hércules Lázaro Morais Campos, Fisioterapeuta Professor do curso de Fisioterapia, Instituto de Saúde e Biotecnologia, ISB, da Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Membro-fundador e atuante do Grupo de Pesquisa LEPISC, Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Coletiva, UFAM.

Fisioterapeuta, Centro Universitário São Camilo ES. Mestre em Fisioterapia, Universidade da Cidade de São Paulo. Aluno especial do do Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Fisioterapia Geriátrica, Universidade Federal de São Carlos. Aperfeiçoamento em Saúde e Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Fisioterapia, Instituto de Saúde e Biotecnologia, ISB, da Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Membro-fundador e atuante do Grupo de Pesquisa LEPISC, Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Coletiva, UFAM.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Costa, R. S. da, Leão, L. F., & Campos, H. L. M. (2020). Envelhecer na zona rural do interior do estado do Amazonas, desempenho cognitivo, funcionalidade e percepção de saúde: um estudo transversal. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 83–103. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p83-103

Edição

Seção

Artigos