Influência da Dança Sênior no Equilíbrio de Indivíduos com Doença de Parkinson.

Ana Flávia Schewtschik, Anna Scarpin, Ingrid Caroline da Silva Suematsu, Larissa Ramos Rabello, Ana Paula Cunha Loureiro, Luciano Alves Leandro

Resumo


A Doença de Parkinson (DP) pode apresentar déficits ao idoso quanto aos ajustes motores para manter o equilíbrio funcional. O estudo avaliou o equilíbrio de uma amostra de 34 indivíduos idosos com DP divididos em dois grupos, fisioterapia convencional (GF = 17) e fisioterapia e dança sênior (GD =17). Como instrumento de avaliação, foram utilizadas: a Escala Unificada de Avaliação para Doença de Parkinson, a Escala de Equilíbrio de Berg e o índice de Tinetti. Para a amostra avaliada, não houve diferença significativa entre os resultados dos grupos GD e GF em relação ao equilíbrio dinâmico nos escores dos instrumentos de avaliação aplicados.

 


Palavras-chave


Doença de Parkinson; Terapia através da Dança; Equilíbrio Postural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p385-402

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.