Capacidade funcional em populações especiais antes e após cinesioterapia passiva e alongamento

Autores

  • Larissa da Silva Tonetto Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, e em Terapia Intensiva: Ênfase em Oncologia e Controle de Infecção Hospitalar, Universidade Franciscana, atualmente cursa o Mestrado em Reabilitação Funcional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Viviane Acunha Barbosa Graduada em Educação Física, Fundação Educacional de Criciúma e em Fisioterapia, Universidade Castelo Branco. Doutora em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com estudo na área de Fisiologia do exercício, bioquímica e molecular. Mestre em Educação, Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Natacha Elisa Araújo Rodrigues Enfermeira, Universidade Franciscana. Atualmente cursa a Especialização em Saúde Materna e Neonatal, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Janine Bosi Tonel Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente cursa a Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas, Hospital Universitário de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Cristina Cardoso Hollas Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente filiada ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva, Instituto Golden de Ensino e CIRE. Profissional autônoma nos municípios de Santa Maria e São Pedro do Sul, RS.
  • Ísis Franchi Teixeira Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atua em clínicas particulares de Fisioterapia e Pilates, Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Camila Delevati de Quadros Cechin Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Universidade Católica de Pelotas. RGS. Trabalha como fisioterapeuta no Centro de Saúde São João da Reserva, RS.
  • Náthali de Mello Peixoto Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Pós- Graduada, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, CERFM-UFSM, Área de concentração: Fisioterapia hospitalar. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional (PPGRF-UFSM). Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p403-419

Palavras-chave:

Fisioterapia, Reabilitação Cardíaca, Populações Especiais, Capacidade Funcional, Senior Fitness Test.

Resumo

Objetiva-se analisar a capacidade funcional antes e depois de um tratamento com cinesioterapia passiva e alongamento em populações especiais. Estudo de caso, exploratório, retrospectivo, com uma abordagem quantitativa dos dados. A amostra da pesquisa foi constituída por homens na faixa etária entre 60 a 76 anos de idade, sedentários, com coronariopatias e co-morbidades associadas. Foram analisadas as fichas de avaliação e da reavaliação realizadas com o Senior Fitness Test entre julho a agosto de 2017. A estatística foi realizada através do software SISVAR. As co-morbidades associadas mais frequentes foram: dislipidemia e Hipertensão Arterial Sistêmica. No teste T1, houve um aumento no número de repetições nos movimentos de sentar e levantar da cadeira nos participantes 3, 7 e 10. No T2, ocorreu uma melhora no movimento de flexão do antebraço nos participantes 7 e 8. No T3, os participantes 3, 9, e 10 apresentaram uma melhora na flexibilidade dos MMII. O T4 verificou que os participantes 3 e 7 foram melhores na velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico. O T5 confirmou que apenas o participante 8 apresentou resultados significativos quanto à flexibilidade dos MMSS. No T6 e T7, não houve diferença significativa entre paciente x tempo quanto à resistência aeróbica e IMC respectivamente após o tratamento. Os resultados do Senior Fitness Test em populações especiais parece ser uma ferramenta capaz de analisar individualmente as necessidades de cada participante de um protocolo com reabilitação cardíaca de forma segura e prática; no entanto, se faz necessária uma amostra mais significativa.

Biografia do Autor

Larissa da Silva Tonetto, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, e em Terapia Intensiva: Ênfase em Oncologia e Controle de Infecção Hospitalar, Universidade Franciscana, atualmente cursa o Mestrado em Reabilitação Funcional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, e em Terapia Intensiva: Ênfase em Oncologia e Controle de Infecção Hospitalar, Universidade Franciscana, atualmente cursa o Mestrado em Reabilitação Funcional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. 

 

Viviane Acunha Barbosa, Graduada em Educação Física, Fundação Educacional de Criciúma e em Fisioterapia, Universidade Castelo Branco. Doutora em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com estudo na área de Fisiologia do exercício, bioquímica e molecular. Mestre em Educação, Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Graduada em Educação Física, Fundação Educacional de Criciúma e em Fisioterapia, Universidade Castelo Branco. Doutora em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com estudo na área de Fisiologia do exercício, bioquímica e molecular. Mestre em Educação, Universidade Federal do Amazonas.  Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. 

 

Natacha Elisa Araújo Rodrigues, Enfermeira, Universidade Franciscana. Atualmente cursa a Especialização em Saúde Materna e Neonatal, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Enfermeira, Universidade Franciscana.  Atualmente cursa a Especialização em Saúde Materna e Neonatal, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil. 

 

Janine Bosi Tonel, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente cursa a Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas, Hospital Universitário de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente cursa a Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas, Hospital Universitário de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. 

 

Cristina Cardoso Hollas, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente filiada ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva, Instituto Golden de Ensino e CIRE. Profissional autônoma nos municípios de Santa Maria e São Pedro do Sul, RS.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente filiada ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva, Instituto Golden de Ensino e CIRE. Profissional autônoma nos municípios de Santa Maria e São Pedro do Sul, RS.

 

Ísis Franchi Teixeira, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atua em clínicas particulares de Fisioterapia e Pilates, Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atua em clínicas particulares de Fisioterapia e Pilates, Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. 

 

Camila Delevati de Quadros Cechin, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Universidade Católica de Pelotas. RGS. Trabalha como fisioterapeuta no Centro de Saúde São João da Reserva, RS.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Universidade Católica de Pelotas. RGS. Trabalha como fisioterapeuta no Centro de Saúde São João da Reserva, RS.

 

Náthali de Mello Peixoto, Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Pós- Graduada, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, CERFM-UFSM, Área de concentração: Fisioterapia hospitalar. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional (PPGRF-UFSM). Santa Maria, RS.

Fisioterapeuta, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Pós- Graduada, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, CERFM-UFSM, Área de concentração: Fisioterapia hospitalar. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional (PPGRF-UFSM). Santa Maria, RS.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Tonetto, L. da S., Barbosa, V. A., Rodrigues, N. E. A., Tonel, J. B., Hollas, C. C., Teixeira, Ísis F., Cechin, C. D. de Q., & Peixoto, N. de M. (2019). Capacidade funcional em populações especiais antes e após cinesioterapia passiva e alongamento. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 403–419. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p403-419

Edição

Seção

Artigos