Avaliação funcional de idosos comunitários ativos

Autores

  • Alana Brasil da Silva Fisioterapia, acadêmica ligada à Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC.
  • Vanessa Zwicker Voigt da Costa Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC. Atua como fisioterapeuta na Fisioform Clínica de Fisioterapia e Reabilitação em Joinville, SC e em atendimentos domiciliares, preferencialmente com pacientes neurológicos adultos, neuropediátricos e geriátricos.
  • Antonio Vinicius Soares Fisioterapia. Professor Titular da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, Faculdade IELUSC e Professor Adjunto da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE.
  • Mauren da Silva Salin Ciências do Movimento Humano, CEFID/UDESC. Professora Adjunta da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE.
  • Fernando Luís Fischer Eichinger Fisioterapia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Neuroreabilitação, NUPEN. Docente nos cursos de Fisioterapia e Psicologia, da Associação Catarinense de Ensino, ACE, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG, Joinville, SC. Docente nos cursos de Educação Física (Bacharel e Licenciatura) e Psicologia, da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, SC. Atualmente atua com atendimentos em domicílio, preferencialmente de pacientes neurológicos e geriátricos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p105-124

Palavras-chave:

Avaliação Geriátrica, Musculação, Idosos.

Resumo

O envelhecimento traz consigo incapacidades fisiológicas, que podem ser retardadas com a prática de atividades físicas. Estas devem ser prescritas a partir de uma avaliação funcional. O objetivo deste estudo descritivo transversal foi avaliar a funcionalidade de idosos comunitários que praticam atividade física regular, na forma de exercícios resistidos e aeróbicos. Constatou-se que idosos praticantes de musculação apresentam excelente desempenho em testes funcionais, imprescindíveis para a prescrição adequada de atividade física para esta população.

 

Biografia do Autor

Alana Brasil da Silva, Fisioterapia, acadêmica ligada à Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC.

Fisioterapeuta, acadêmica ligada à Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC.

 

Vanessa Zwicker Voigt da Costa, Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC. Atua como fisioterapeuta na Fisioform Clínica de Fisioterapia e Reabilitação em Joinville, SC e em atendimentos domiciliares, preferencialmente com pacientes neurológicos adultos, neuropediátricos e geriátricos.

Fisioterapeuta, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG. Joinville, SC. Atua como fisioterapeuta na Fisioform Clínica de Fisioterapia e Reabilitação em Joinville, SC e em atendimentos domiciliares, preferencialmente com pacientes neurológicos adultos, neuropediátricos e geriátricos.

 

Antonio Vinicius Soares, Fisioterapia. Professor Titular da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, Faculdade IELUSC e Professor Adjunto da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE.

Fisioterapeuta, Associação Catarinense de Ensino. Especialista em Reabilitação Neurológica, Universidade Católica do Paraná. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Biomecânica). Doutor em Ciências do Movimento Humano (Comportamento Motor), Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Titular da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, Faculdade IELUSC e Professor Adjunto da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurorreabilitação, Reabilitação Geriátrica, Biofeedback, Manejo da dor crônica, Jogos Sérios e Tecnologia Assistiva. Pesquisador dos grupos de pesquisa do CNPq: Instrumentação, Comportamento Motor e Saúde e LARVA - Laboratory for Research on Visual Applications, ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

 

Mauren da Silva Salin, Ciências do Movimento Humano, CEFID/UDESC. Professora Adjunta da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE.

Doutora em Ciências do Movimento Humano, CEFID/UDESC. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, CEFID/UDESC. Especialização em Ciências do Movimento Humano, UNIVILLE /IBPEX. Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, Universidade da Região de Joinville. Atualmente é Professora Adjunta da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento. Professora tutora no Programa Pet-Saúde GraduaSUS.

 

Fernando Luís Fischer Eichinger, Fisioterapia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Neuroreabilitação, NUPEN. Docente nos cursos de Fisioterapia e Psicologia, da Associação Catarinense de Ensino, ACE, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG, Joinville, SC. Docente nos cursos de Educação Física (Bacharel e Licenciatura) e Psicologia, da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, SC. Atualmente atua com atendimentos em domicílio, preferencialmente de pacientes neurológicos e geriátricos.

Fisioterapeuta com experiência nas áreas: neurológica, geriátrica, reumatológica, cardiorrespiratória, hospitalar (internação geral e terapia intensiva), ortopédica, traumatológica e desportiva. Mestre em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Faculdade Inspirar. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Neuroreabilitação, NUPEN. Docente nos cursos de Fisioterapia e Psicologia, da Associação Catarinense de Ensino, ACE, Faculdade Guilherme Guimbala, FGG, Joinville, SC. Docente nos cursos de Educação Física (Bacharel e Licenciatura) e Psicologia, da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, SC. Atualmente atua com atendimentos em domicílio, preferencialmente de pacientes neurológicos e geriátricos.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4385-4853

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Silva, A. B. da, Costa, V. Z. V. da, Soares, A. V., Salin, M. da S., & Eichinger, F. L. F. (2020). Avaliação funcional de idosos comunitários ativos. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 105–124. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p105-124

Edição

Seção

Artigos