Características cognitivas e domínio físico funcional em idosos avaliados em domicílio numa cidade no interior do Amazonas: estudo transversal

Autores

  • Higor Gregore Alencar Oliveira Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • Marildo da Silva Pereira Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • Yandra Alves Prestes Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Ecilene Santos da Silva Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Hércules Lázaro Morais Campos Fisioterapia, Centro Universitário São Camilo. Professor do curso de Fisioterapia, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), Universidade Federal do Amazonas, UFAM.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p161-179

Palavras-chave:

Idoso, Cognição, Funcionalidade.

Resumo

Este artigo explicita um estudo transversal com 50 idosos. O trabalho focou um grupo de idosos, em seus domicílios, numa cidade do interior do Amazonas, quanto aos aspectos cognitivos e físico-funcionais.  O grupo caracteriza-se pelo fato de a maioria pertencer ao sexo feminino, com menos de cinco anos de escolaridade, com déficit cognitivo grave e com declínio alarmante na função físico-funcional.

 

Biografia do Autor

Higor Gregore Alencar Oliveira, Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Graduado em Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

Marildo da Silva Pereira, Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Graduado em Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Yandra Alves Prestes, Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

 

Ecilene Santos da Silva, Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

 

Hércules Lázaro Morais Campos, Fisioterapia, Centro Universitário São Camilo. Professor do curso de Fisioterapia, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), Universidade Federal do Amazonas, UFAM.

Graduado em Fisioterapia, Centro Universitário São Camilo. Aperfeiçoamento em Saúde e Educação na Escola, Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Fisioterapia Geriátrica, Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Fisioterapia, Universidade da Cidade de São Paulo. Aluno especial do Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo. Experiência clínica em: Fisioterapia Neurofuncional do Adulto e do Idoso, fundador do serviço de Fisioterapia Neurofuncional do adulto do Instituto Neurologia, Neurocirurgia e Comportamento (INNC)) na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ES; Fisioterapia Geriátrica/Gerontológica e Atendimento Domiciliar ao Idoso. Professor do curso de Fisioterapia, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), Universidade Federal do Amazonas, UFAM.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Oliveira, H. G. A., Pereira, M. da S., Prestes, Y. A., Silva, E. S. da, & Campos, H. L. M. (2020). Características cognitivas e domínio físico funcional em idosos avaliados em domicílio numa cidade no interior do Amazonas: estudo transversal. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 161–179. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p161-179

Edição

Seção

Artigos