Vivências e percepções de idosos diabéticos em tratamento ambulatorial

Autores

  • Daiane Fuga da Silva Psicóloga e Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu.
  • Bruna Maria Amorim Loula Psicóloga, Universidade São Judas Tadeu.
  • Anne Caroline da Silva Alves Graduanda em Psicologia, Universidade São Judas Tadeu.
  • Claudia Aranha Gil Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Nutricionista e Doutora em Ciências, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente e Coordenadora do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p181-199

Palavras-chave:

Envelhecimento, Doença crônica, Diabetes mellitus.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar e analisar qualitativamente as vivências e percepções de idosos diabéticos tipo 2, em relação à doença. Foram selecionados 35 idosos diabéticos do Ambulatório de Endocrinologia e Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Através da análise temática de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, verificou-se que os idosos sentem necessidade de apoio dos familiares, pois têm uma perspectiva de futuro negativa.

  

Biografia do Autor

Daiane Fuga da Silva, Psicóloga e Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu.

Psicóloga e Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu.

 

Bruna Maria Amorim Loula, Psicóloga, Universidade São Judas Tadeu.

Psicóloga, Universidade São Judas Tadeu.

 

Anne Caroline da Silva Alves, Graduanda em Psicologia, Universidade São Judas Tadeu.

Graduanda em Psicologia, Universidade São Judas Tadeu.

 

Claudia Aranha Gil, Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Nutricionista e Doutora em Ciências, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente e Coordenadora do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Nutricionista e Doutora em Ciências, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente e Coordenadora do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Silva, D. F. da, Loula, B. M. A., Alves, A. C. da S., Gil, C. A., & Lima, A. M. S. de. (2020). Vivências e percepções de idosos diabéticos em tratamento ambulatorial. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 181–199. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p181-199

Edição

Seção

Artigos