Avaliação qualitativa da Atenção Primária à Saúde sob a perspectiva de idosos

Autores

  • Alexsandro Silva Coura Enfermeiro. Doutor. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Pernambuco, UPE. Professor permanente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, e do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
  • Isabella Joyce Silva de Almeida Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF/UFPE. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
  • Renata Ferreira de Araujo Graduanda em Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.
  • Mayara Araújo Rocha Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.
  • Inácia Sátiro Xavier de França Enfermeira. Mestre em Enfermagem- UFPB. Doutora em Enfermagem Universidade Federal do Ceará/UFC. Professor Doutor nível C, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Docente do Mestrado em Saúde Pública. Vice-Coordenadora do Mestrado em Enfermagem, uma associação entre Universidade de Pernambuco, UPE e Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
  • Jamilly da Silva Aragão Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, UEPB. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p285-301

Palavras-chave:

Avaliação de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde do Idoso.

Resumo

Objetivou-se avaliar a Atenção Primária à Saúde sob a perspectiva de idosos, compreendendo as concepções acerca dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em Campina Grande, Paraíba, Brasil. Concluiu-se que a percepção dos idosos acerca da Atenção Primária à Saúde é insatisfatória quanto à realização de exames, entrega de resultados, dispensação de medicamentos, estrutura física e acesso às consultas médicas.

 

Biografia do Autor

Alexsandro Silva Coura, Enfermeiro. Doutor. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Pernambuco, UPE. Professor permanente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, e do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Enfermeiro. Doutor. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Pernambuco, UPE. Professor permanente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, e do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0628-648X

URL: https://orcid.org/0000-0002-0628-648X

 

Isabella Joyce Silva de Almeida, Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF/UFPE. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF/UFPE. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

 

Renata Ferreira de Araujo, Graduanda em Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

Graduanda em Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2604-9035

URL: https://orcid.org/0000-0002-2604-9035

 

Mayara Araújo Rocha, Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4991-0430

URL: https://orcid.org/0000-0002-4991-0430

 

Inácia Sátiro Xavier de França, Enfermeira. Mestre em Enfermagem- UFPB. Doutora em Enfermagem Universidade Federal do Ceará/UFC. Professor Doutor nível C, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Docente do Mestrado em Saúde Pública. Vice-Coordenadora do Mestrado em Enfermagem, uma associação entre Universidade de Pernambuco, UPE e Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem- UFPB. Doutora em Enfermagem Universidade Federal do Ceará/UFC. Professor Doutor nível C, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Docente do Mestrado em Saúde Pública. Vice-Coordenadora do Mestrado em Enfermagem, uma associação entre Universidade de Pernambuco, UPE e Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2695-510X

URL: https://orcid.org/0000-0002-2695-510X

 

Jamilly da Silva Aragão, Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, UEPB. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB.

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, UEPB. Doutoranda em Enfermagem, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, UPE/UEPB.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8140-3180

URL: https://orcid.org/0000-0002-8140-3180

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Coura, A. S., Almeida, I. J. S. de, Araujo, R. F. de, Rocha, M. A., França, I. S. X. de, & Aragão, J. da S. (2019). Avaliação qualitativa da Atenção Primária à Saúde sob a perspectiva de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 285–301. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p285-301

Edição

Seção

Artigos