Lágrimas de solidão: similitudes reacionais no luto por perdas e abandono na velhice

Autores

  • Jorge Luís Maia Morais Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Idealizador e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.
  • Gabriela da Silva Oliveira Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Extensionista do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.
  • Luciana Araújo Gurgel Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Especialista em Psico-Oncologia e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Co-fundadora e Preceptora do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.
  • Gustavo Alberto Pereira Moura Psicologia. Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Psicologia da UFC, Coordenador do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC) e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em Psicogerontologia.
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha Psicologia, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC e do Mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC, Campus Sobral. Coordenadora do Programa Centro de Orientação sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Coordenadora e supervisora do Projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p467-491

Palavras-chave:

Luto na velhice, Abandono, Solidão.

Resumo

Este artigo aborda o luto por abandono e perdas na velhice, fundamentado na Teoria do Apego e na Psicologia do Luto. Consiste num estudo descritivo, do tipo relato de experiência, resultado da atuação num projeto de extensão realizado numa Instituição de Longa Permanência para Idosos de Fortaleza, CE, Brasil. Discute-se a caracterização do projeto EntreLAÇOS e o perfil do público atendido; o luto relacionado ao envelhecimento, ao abandono e à institucionalização, bem como intervenções em luto com idosos institucionalizados. Evidencia diferenças no luto de si mesmo pela velhice e por abandono de acordo com suas especificidades, embora se observem semelhanças nas reações emocionais entre essas perdas.

 

Biografia do Autor

Jorge Luís Maia Morais, Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Idealizador e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

Acadêmico de Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Idealizador e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

 

 

Gabriela da Silva Oliveira, Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Extensionista do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

Acadêmica de Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Membro do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Extensionista do projeto de extensão 

Luciana Araújo Gurgel, Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Especialista em Psico-Oncologia e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Co-fundadora e Preceptora do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

Graduada em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, UFC. Especialista em Psico-Oncologia e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Co-fundadora e Preceptora do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

 

Gustavo Alberto Pereira Moura, Psicologia. Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Psicologia da UFC, Coordenador do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC) e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em Psicogerontologia.

Psicólogo, Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Psicologia da UFC, Coordenador do Programa Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC) e Co-fundador do projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em Psicogerontologia.

 

Nara Maria Forte Diogo Rocha, Psicologia, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC e do Mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC, Campus Sobral. Coordenadora do Programa Centro de Orientação sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Coordenadora e supervisora do Projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

Psicóloga, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC e do Mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC, Campus Sobral. Coordenadora do Programa Centro de Orientação sobre a Morte e O Ser (COSMOS/UFC). Coordenadora e supervisora do Projeto de extensão entreLAÇOS: intervenções em psicogerontologia.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Morais, J. L. M., Oliveira, G. da S., Gurgel, L. A., Moura, G. A. P., & Rocha, N. M. F. D. (2019). Lágrimas de solidão: similitudes reacionais no luto por perdas e abandono na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 467–491. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p467-491

Edição

Seção

Relato de Experiência