Sobrecarga e relação com estilo e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos em dependência funcional pós-queda

Autores

  • Natalice Cerqueira Oliveira Enfermagem. Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.
  • Maristela Santini Martins Enfermagem. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Pesquisa e Extensão do UNASP, Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • Haviley Oliveira Martins Enfermagem, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.
  • Fábio Marcon Alfieri Ciências Médicas, Universidade de São Paulo, USP. Docente da Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p201-222

Palavras-chave:

Cuidador informal, Acidentes por quedas, Idoso, Sobrecarga, Estilo de vida, Qualidade de vida.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o estilo e qualidade de vida e as suas associações com a sobrecarga de cuidadores informais de idosos em dependência funcional pós-queda. Foi um estudo descritivo e transversal com 40 cuidadores informais de idosos que sofreram quedas. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos: Estilo de Vida Fantástico, qualidade de vida pelo Form Health Survey: SF-36, sobrecarga do cuidador pelo Caregiver Reaction Assessment (CRA), e índice de Barthel para verificar a funcionalidade. A maioria dos cuidadores que participaram do estudo possuía um estilo de vida considerado como ‘bom”. Na qualidade de vida os domínios limitações por aspectos emocionais, capacidade funcional e limitações por aspectos físicos foram os mais pontuados. Foi encontrado que, quanto menor a sobrecarga, melhor o estado geral de saúde; e quanto menor a sobrecarga, maior a independência funcional do idoso cuidado.

Biografia do Autor

Natalice Cerqueira Oliveira, Enfermagem. Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Enfermeira, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Maristela Santini Martins, Enfermagem. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Pesquisa e Extensão do UNASP, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Doutora em Enfermagem pela USP. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Pesquisa e Extensão do UNASP.

Haviley Oliveira Martins, Enfermagem, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Enfermeiro, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP. Docente do Curso de Enfermagem do UNASP.

Fábio Marcon Alfieri, Ciências Médicas, Universidade de São Paulo, USP. Docente da Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Doutor em Ciências Médicas, Universidade de São Paulo, USP. Docente da Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Oliveira, N. C., Martins, M. S., Martins, H. O., & Alfieri, F. M. (2020). Sobrecarga e relação com estilo e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos em dependência funcional pós-queda. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 201–222. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p201-222

Edição

Seção

Artigos