Saberes e práticas dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre prevenção de quedas em idosos

Autores

  • Iara Sescon Nogueira Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.
  • Giovana Antoniele da Silva Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Enfermagem. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p339-359

Palavras-chave:

Acidentes por Quedas, Prevenção de Acidentes, Saúde do Idoso.

Resumo

Objetivou-se analisar os saberes e práticas dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a prevenção de quedas em idosos. Pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva, desenvolvida em Maringá, PR, com profissionais da Estratégia Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família, utilizando entrevistas individuais, gravadas em áudio, transcritas na íntegra e submetidas à Análise de Similitude, valendo-se do software IRaMuTeQ®. Utilizou-se o referencial teórico-analítico da Práxis Freiriana.

 

Biografia do Autor

Iara Sescon Nogueira, Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

 

Giovana Antoniele da Silva, Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

 

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Enfermagem. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Nogueira, I. S., Silva, G. A. da, & Baldissera, V. D. A. (2019). Saberes e práticas dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre prevenção de quedas em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 339–359. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p339-359

Edição

Seção

Artigos