Prevalência dos Transtornos Mentais Comuns e sua associação com a incapacidade funcional em idosos

Autores

  • Liliam Rosany Medeiros Fonseca Barcellos Fisioterapia. Doutoranda em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Érica Midori Ikegami Fisioterapia. Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde (área de concentração em Saúde e Enfermagem), Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Márcio Moreira Moura Barcellos Medicina. Atua no SAMU de Uberaba, MG e é Monitor de Saúde e Sociedade, na UFTM.
  • Joilson Meneguci Educação Física. Atualmente é Tecnólogo-Formação: Ciências da Saúde, vinculado ao setor de Apoio à Pesquisa e Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, exercendo o cargo de Coordenador da Unidade de Telessaúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh.
  • Saulo Vasconcelos Rocha Educação Física, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação Física UESB/UESC).
  • Jair Sindra Virtuoso Júnior Educação Física. Atualmente, é Professor Associado II, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, exercendo o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (mestrado/doutorado) nas seguintes linhas de pesquisa: Atenção à Saúde das populações; Epidemiologia da Atividade Física. Atuais interesses de pesquisa: promoção de estilos de vida saudáveis na perspectiva do envelhecimento saudável e na prevenção e gestão de doenças crônicas, a partir de uma perspectiva de saúde populacional.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p41-56

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Atividades cotidianas, Idoso.

Resumo

Objetivou-se investigar a prevalência de Transtorno Mental Comum (TMC) e verificar sua associação com a incapacidade funcional em idosos. Estudo transversal, com aplicação dos instrumentos: dados sociodemográficos, de saúde e comportamentais, Self-Reporting Questionnaire, Índice de Katz e Escala de Lawton e Brody. A prevalência de TMC foi 37,2%, e verificou-se sua associação com sexo, percepção de saúde, doença do sistema nervoso e incapacidade funcional nas ABVD e AIVD.

 

Biografia do Autor

Liliam Rosany Medeiros Fonseca Barcellos, Fisioterapia. Doutoranda em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Mestre em Atenção à Saúde e Doutoranda em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Áreas de interesse: Fisioterapia, idoso, capacidade funcional.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7934-4372

URL: https://orcid.org/0000-0001-7934-4372

 

Érica Midori Ikegami, Fisioterapia. Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde (área de concentração em Saúde e Enfermagem), Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Fisioterapeuta. Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde (área de concentração em Saúde e Enfermagem), Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-Graduação Lato Sensu, Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro; área de concentração em Saúde do Idoso: Atenção Integrada e Humanizada em Saúde, eixo específico de Fisioterapia. Atua como membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

 

Márcio Moreira Moura Barcellos, Medicina. Atua no SAMU de Uberaba, MG e é Monitor de Saúde e Sociedade, na UFTM.

Médico graduado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Atua no SAMU de Uberaba, MG e é Monitor de Saúde e Sociedade, na UFTM.

 

Joilson Meneguci, Educação Física. Atualmente é Tecnólogo-Formação: Ciências da Saúde, vinculado ao setor de Apoio à Pesquisa e Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, exercendo o cargo de Coordenador da Unidade de Telessaúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh.

Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG, com período sanduíche na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Mestrado em Educação Física, Doutorado em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi Professor Substituto do Departamento de Ciências do Esporte, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente é Tecnólogo-Formação: Ciências da Saúde, vinculado ao setor de Apoio à Pesquisa e Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, exercendo o cargo de Coordenador da Unidade de Telessaúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh.

 

Saulo Vasconcelos Rocha, Educação Física, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação Física UESB/UESC).

Doutorado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação Física UESB/UESC).

 

Jair Sindra Virtuoso Júnior, Educação Física. Atualmente, é Professor Associado II, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, exercendo o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (mestrado/doutorado) nas seguintes linhas de pesquisa: Atenção à Saúde das populações; Epidemiologia da Atividade Física. Atuais interesses de pesquisa: promoção de estilos de vida saudáveis na perspectiva do envelhecimento saudável e na prevenção e gestão de doenças crônicas, a partir de uma perspectiva de saúde populacional.

Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, MG. Especialização em Exercício e Qualidade de vida, Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Universidade de Vigo, Espanha. Estágio pós-doutoral no período de 2013/2014, Escola de Estudos de Movimento Humano, Universidade de Queensland (Austrália). Atualmente, é Professor Associado II, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, exercendo o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (mestrado/doutorado) nas seguintes linhas de pesquisa: Atenção à Saúde das populações; Epidemiologia da Atividade Física. Atuais interesses de pesquisa: promoção de estilos de vida saudáveis na perspectiva do envelhecimento saudável e na prevenção e gestão de doenças crônicas, a partir de uma perspectiva de saúde populacional.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Barcellos, L. R. M. F., Ikegami, Érica M., Barcellos, M. M. M., Meneguci, J., Rocha, S. V., & Virtuoso Júnior, J. S. (2020). Prevalência dos Transtornos Mentais Comuns e sua associação com a incapacidade funcional em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 41–56. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p41-56

Edição

Seção

Artigos