Cuidadoras familiares de idosos dependentes: convivendo com perdas

Autores

  • Dinéa Alcântara Palma Psicologia. PUC-Rio.
  • Andrea Seixas Magalhães Psicologia. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Editora da Revista Psicologia Clínica. Professora Associada do Departamento de Psicologia, PUC-Rio.
  • Mayla Cosmo Monteiro Pós-doutoranda em Psicologia Clínica, PUC-Rio. Coordenadora e professora do curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde, PUC/Rio.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p395-415

Palavras-chave:

Cuidador familiar, Idoso dependente, Sobrecarga familiar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a vivência da mulher cuidadora familiar principal de idoso dependente. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistadas oito cuidadoras familiares principais. Do material discursivo, emergiram cinco categorias de análise. Conclui-se que a experiência de cuidar de idosos dependentes gera sobrecarga física e emocional, com prejuízos nas esferas, pessoal, familiar e social, da vida da cuidadora familiar.

 

Biografia do Autor

Dinéa Alcântara Palma, Psicologia. PUC-Rio.

Psicóloga, Universidade Federal Fluminense. Especialização em Psicanalise. Mestre em Psicologia Clínica, PUC-Rio.

 

Andrea Seixas Magalhães, Psicologia. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Editora da Revista Psicologia Clínica. Professora Associada do Departamento de Psicologia, PUC-Rio.

Psicóloga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialização em Psicoterapia de Grupo, SPAG-Rio. Doutorado em Psicologia (Psicologia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Editora da Revista Psicologia Clínica. Professora Associada do Departamento de Psicologia, PUC-Rio.

 

Mayla Cosmo Monteiro, Pós-doutoranda em Psicologia Clínica, PUC-Rio. Coordenadora e professora do curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde, PUC/Rio.

Pós-doutoranda em Psicologia Clínica, PUC-Rio. Doutora em Psicologia Clínica, PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica, PUC-Rio. Especialista em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia, Instituto do Coração, HCFMUSP. Psicóloga clínica pela PUC-Rio. Coordenadora e professora do curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde, PUC/Rio.

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Palma, D. A., Magalhães, A. S., & Monteiro, M. C. (2019). Cuidadoras familiares de idosos dependentes: convivendo com perdas. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 395–415. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p395-415

Edição

Seção

Artigos