Idosos e doenças crônico-degenerativas: por que eu, e por que agora?

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Pós-Doutorado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Doutora em Ciências Sociais. Mestrado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Médica. Bacharel em Direito. Professora titular do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo SP.
  • Leonardo Garcia Góes Graduando em Medicina. Centro Universitário São Camilo SP. Presidente da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Espiritualidade do Centro Universitário São Camilo SP.
  • Maria Helena Villas Boas Concone Doutora em Antropologia/PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais/USP. Profa. Titular Departamento de Antropologia/Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais/PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Palestrante em temas relacionados à Saúde/Doença, Envelhecimento e Velhice, Religião e Religiosidade, Ética em Pesquisa, Interdisciplinaridade. Publicações sobre os temas de Ética em Pesquisa, Religião e Religiosidade Brasileira, Religiões AfroBrasileiras, Cura e Visão de Mundo, Envelhecimento e Velhice, Noção de Cultura, Educação e Cultura, Mídia e Religião, Velhice na Mídia, Morte e Finitude.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p379-393

Palavras-chave:

Idosos, Causalidade, Doença Crônica.

Resumo

Com o avanço da modernidade, as profissões da saúde focam seus estudos em doenças isoladas, deixando, via de regra, a experiência do adoecido de lado. O objetivo deste estudo foi apreender como um grupo de idosos explica a causalidade das doenças crônicas que acometem tais idosos. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 54 participantes, usuários de planos de saúde, moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O grupo entrevistado aponta a interação de vários modelos de causalidade, o que leva a pensar em uma construção cultural comum, um modelo explanatório sobre a causalidade das doenças crônicas que os vêm afetando.

 

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Pós-Doutorado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Doutora em Ciências Sociais. Mestrado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Médica. Bacharel em Direito. Professora titular do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo SP.

Pós-Doutorado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Doutora em Ciências Sociais. Mestrado em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Médica. Bacharel em Direito. Professora titular do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo SP.

 

Leonardo Garcia Góes, Graduando em Medicina. Centro Universitário São Camilo SP. Presidente da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Espiritualidade do Centro Universitário São Camilo SP.

Graduando em Medicina. Centro Universitário São Camilo SP. Presidente da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Espiritualidade do Centro Universitário São Camilo SP.

Maria Helena Villas Boas Concone, Doutora em Antropologia/PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais/USP. Profa. Titular Departamento de Antropologia/Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais/PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Palestrante em temas relacionados à Saúde/Doença, Envelhecimento e Velhice, Religião e Religiosidade, Ética em Pesquisa, Interdisciplinaridade. Publicações sobre os temas de Ética em Pesquisa, Religião e Religiosidade Brasileira, Religiões AfroBrasileiras, Cura e Visão de Mundo, Envelhecimento e Velhice, Noção de Cultura, Educação e Cultura, Mídia e Religião, Velhice na Mídia, Morte e Finitude.

Doutora em Antropologia/PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais/USP. Profa. Titular Departamento de Antropologia/Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais/PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Palestrante em temas relacionados à Saúde/Doença, Envelhecimento e Velhice, Religião e Religiosidade, Ética em Pesquisa, Interdisciplinaridade. Publicações sobre os temas de Ética em Pesquisa, Religião e Religiosidade Brasileira, Religiões AfroBrasileiras, Cura e Visão de Mundo, Envelhecimento e Velhice, Noção de Cultura, Educação e Cultura, Mídia e Religião, Velhice na Mídia, Morte e Finitude.

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Góes, L. G., & Concone, M. H. V. B. (2019). Idosos e doenças crônico-degenerativas: por que eu, e por que agora?. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 379–393. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p379-393

Edição

Seção

Artigos