Relações entre massa magra e estilo de vida em idosos longevos

Sabrina Clares de Almeida, Anselmo Cordeiro de Souza, Mônica Vojta Miranda, Sergio Rosa Vieira, Estefáno de Lira Fernandes, Elias Ferreira Porto

Resumo


Objetiva-se analisar a relação entre a massa magra e o estilo de vida em idosos longevos. Como Métodos, estudo transversal, no qual foram avaliados 65 longevos, moradores do distrito de Capão Redondo da cidade de São Paulo (SP). Todos os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e ao instrumento Perfil do Estilo de Vida Individual, além de terem realizado o exame de bioimpedância e o Teste de Caminhada. Como resultados, a média de idade foi de 78,8±4,4, e o índice de massa corporal médio, de 27,4±5,6. Dentre os entrevistados, 61,6% eram mulheres e a pontuação média do Perfil do Estilo de Vida Individual foi de 32,12 pontos. Foi encontrada significante correlação entre componentes de estilo de vida com o índice de massa magra. Concluiu-se que foi encontrada correlação positiva entre componentes do estilo de vida e massa magra. A maioria dos longevos tinha excelente estilo de vida e composição corporal saudável, com significativo porcentual de massa magra.

 


Palavras-chave


Estilo de vida; Longevidade; Composição corporal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p429-446

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.