Relações entre massa magra e estilo de vida em idosos longevos

Autores

  • Sabrina Clares de Almeida Fisioterapia. Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Anselmo Cordeiro de Souza Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Mônica Vojta Miranda Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Sergio Rosa Vieira Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Estefáno de Lira Fernandes Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Elias Ferreira Porto Doutor em Ciências, UNIFESP. Docente, pesquisador, do Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p429-446

Palavras-chave:

Estilo de vida, Longevidade, Composição corporal.

Resumo

Objetiva-se analisar a relação entre a massa magra e o estilo de vida em idosos longevos. Como Métodos, estudo transversal, no qual foram avaliados 65 longevos, moradores do distrito de Capão Redondo da cidade de São Paulo (SP). Todos os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e ao instrumento Perfil do Estilo de Vida Individual, além de terem realizado o exame de bioimpedância e o Teste de Caminhada. Como resultados, a média de idade foi de 78,8±4,4, e o índice de massa corporal médio, de 27,4±5,6. Dentre os entrevistados, 61,6% eram mulheres e a pontuação média do Perfil do Estilo de Vida Individual foi de 32,12 pontos. Foi encontrada significante correlação entre componentes de estilo de vida com o índice de massa magra. Concluiu-se que foi encontrada correlação positiva entre componentes do estilo de vida e massa magra. A maioria dos longevos tinha excelente estilo de vida e composição corporal saudável, com significativo porcentual de massa magra.

 

Biografia do Autor

Sabrina Clares de Almeida, Fisioterapia. Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Anselmo Cordeiro de Souza, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Mônica Vojta Miranda, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Sergio Rosa Vieira, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Estefáno de Lira Fernandes, Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Promoção da Saúde, Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Elias Ferreira Porto, Doutor em Ciências, UNIFESP. Docente, pesquisador, do Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Ciências, UNIFESP. Docente, pesquisador, do Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Almeida, S. C. de, Souza, A. C. de, Miranda, M. V., Vieira, S. R., Fernandes, E. de L., & Porto, E. F. (2019). Relações entre massa magra e estilo de vida em idosos longevos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 429–446. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p429-446

Edição

Seção

Artigos