Avaliação do limiar pressórico do assoalho pélvico de idosas

Autores

  • Gessica Bordin Viera Schlemmer Especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM). Mestra em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Deise Iop Tavares Fisioterapeuta, Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Marisa Bastos Pereira Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Mestrado em Gerontologia, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD. Mestrado em Reabilitação Funcional, CCS/UFSM. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Atuação na graduação em Fisioterapia e pós-graduação em Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria, Especialização Físico-motora, no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.
  • Melissa Medeiros Braz Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p161-170

Palavras-chave:

Idosas, Assoalho pélvico, Dor.

Resumo

Estudo quantitativo, descritivo e transversal com o objetivo de avaliar o limiar pressórico do assoalho pélvico de 14 idosas. Utilizou-se uma ficha de avaliação adaptada e um dinamômetro manual para avaliar o limiar de dor à pressão. O limiar pressórico de dor no assoalho pélvico foi semelhante entre os lados e não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. A consistência interna foi considerada satisfatória. São necessárias novas pesquisas para identificar melhor os motivos e as consequências da dor pélvica em idosas.

 

Biografia do Autor

Gessica Bordin Viera Schlemmer, Especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM). Mestra em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Especialista em Reabilitação Físico-Motora (UFSM). Mestra em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5430-2755

 

Deise Iop Tavares, Fisioterapeuta, Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7467-226X.

 

Marisa Bastos Pereira, Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Mestrado em Gerontologia, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD. Mestrado em Reabilitação Funcional, CCS/UFSM. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Atuação na graduação em Fisioterapia e pós-graduação em Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria, Especialização Físico-motora, no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.

Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Mestrado em Gerontologia, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD. Mestrado em Reabilitação Funcional, CCS/UFSM. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Atuação na graduação em Fisioterapia e pós-graduação em Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria, Especialização Físico-motora, no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH. 

 

Melissa Medeiros Braz, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9138-0656

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Schlemmer, G. B. V., Tavares, D. I., Pereira, M. B., & Braz, M. M. (2020). Avaliação do limiar pressórico do assoalho pélvico de idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 161–170. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p161-170

Edição

Seção

Artigos