A utilização do Índice de Barthel em idosos brasileiros: uma revisão de literatura

Elloí Anunciada Tinôco Araujo, Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Amanda Carla Matias Barros da Silva, Maria Clara Silva de Melo, Juliana Maria Gazzola, Fabricia Azevedo da Costa Cavalcanti

Resumo


Objetivou-se identificar os nichos populacionais de idosos que foram entrevistados com o Índice de Barthel no cenário científico nacional. Trata-se de uma revisão de literatura científica do tipo narrativa, com artigos selecionados de 2008 a 2018 nas seguintes bases de dados: LILACS, BVS, e o Portal de Periódicos CAPES. Foram encontrados 57 artigos, mas apenas cinco fizeram parte desta pesquisa. O instrumento em questão foi validado para uma amostra de idosos ambulatoriais, mas foi utilizado para idosos em diferentes nichos sociais.

 


Palavras-chave


Idoso; Saúde do idoso; Avaliação geriátrica global.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p217-231

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.