A utilização do Índice de Barthel em idosos brasileiros: uma revisão de literatura

Autores

  • Elloí Anunciada Tinôco Araujo Fisioterapia, Especialista em Gerontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Amanda Carla Matias Barros da Silva Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Maria Clara Silva de Melo Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Juliana Maria Gazzola Mestre e Doutora em Fisioterapia, UNIFESP. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.
  • Fabricia Azevedo da Costa Cavalcanti Graduada em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Ciência da Saúde, PPGSA/UFRN. Atualmente encontra-se realizando Pós-Doutorado em Health Sciences, na Florida International University, FIU, EUA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p217-231

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do idoso, Avaliação geriátrica global.

Resumo

Objetivou-se identificar os nichos populacionais de idosos que foram entrevistados com o Índice de Barthel no cenário científico nacional. Trata-se de uma revisão de literatura científica do tipo narrativa, com artigos selecionados de 2008 a 2018 nas seguintes bases de dados: LILACS, BVS, e o Portal de Periódicos CAPES. Foram encontrados 57 artigos, mas apenas cinco fizeram parte desta pesquisa. O instrumento em questão foi validado para uma amostra de idosos ambulatoriais, mas foi utilizado para idosos em diferentes nichos sociais.

 

Biografia do Autor

Elloí Anunciada Tinôco Araujo, Fisioterapia, Especialista em Gerontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduada em Fisioterapia, Especialista em Gerontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Amanda Carla Matias Barros da Silva, Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Maria Clara Silva de Melo, Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Acadêmica de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Juliana Maria Gazzola, Mestre e Doutora em Fisioterapia, UNIFESP. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.

Mestre e Doutora em Fisioterapia, UNIFESP. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.

 

Fabricia Azevedo da Costa Cavalcanti, Graduada em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Ciência da Saúde, PPGSA/UFRN. Atualmente encontra-se realizando Pós-Doutorado em Health Sciences, na Florida International University, FIU, EUA.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Ciência da Saúde, PPGSA/UFRN. Atualmente encontra-se realizando Pós-Doutorado em Health Sciences, na Florida International University, FIU, EUA.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Araujo, E. A. T., Lima Filho, B. F. de, Silva, A. C. M. B. da, Melo, M. C. S. de, Gazzola, J. M., & Cavalcanti, F. A. da C. (2020). A utilização do Índice de Barthel em idosos brasileiros: uma revisão de literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 217–231. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p217-231

Edição

Seção

Artigos