Perfil dos idosos com fraturas de fêmur internados em um hospital universitário

Autores

  • Tialhes Farias Marconato Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. Especialização em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Gabriele Ruiz Keller Fisioterapeuta. Mestranda do Curso de Pós-Graduação. Mestrado em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma Terapeuta Ocupacional. Doutora em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Melissa Agostini Lampert Médica. Doutora em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Aline Sarturi Ponte Terapeuta Ocupacional. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Miriam Cabrera Corvelo Delboni Terapeuta Ocupacional. Doutora em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS/Brasil e Universidade do Minho /Braga/Portugal. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p171-183

Palavras-chave:

Idoso, Hospitalização, Fraturas do Fêmur, Mortalidade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e o risco de óbito intra-hospitalar, e após 30 dias de alta, de idosos que ingressaram por fratura de fêmur de setembro de 2015 a julho de 2016. Trata-se de um estudo de coorte, do tipo quantitativo, longitudinal e prospectivo. Não houve associação entre fratura de fêmur com o óbito intra-hospitalar, e até 30 dias após a alta; entretanto, os idosos com diagnóstico de fratura de fêmur tiveram associação no desenvolver complicações intra-hospitalares e na imobilidade hospitalar.

 

Biografia do Autor

Tialhes Farias Marconato, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. Especialização em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. Especialização em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Gabriele Ruiz Keller, Fisioterapeuta. Mestranda do Curso de Pós-Graduação. Mestrado em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Fisioterapeuta. Mestranda do Curso de Pós-Graduação. Mestrado em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma, Terapeuta Ocupacional. Doutora em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Melissa Agostini Lampert, Médica. Doutora em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Médica. Doutora em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Aline Sarturi Ponte, Terapeuta Ocupacional. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Miriam Cabrera Corvelo Delboni, Terapeuta Ocupacional. Doutora em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS/Brasil e Universidade do Minho /Braga/Portugal. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS/Brasil e Universidade do Minho /Braga/Portugal. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Marconato, T. F., Keller, G. R., Palma, K. A. X. A., Lampert, M. A., Ponte, A. S., & Delboni, M. C. C. (2020). Perfil dos idosos com fraturas de fêmur internados em um hospital universitário. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 171–183. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p171-183

Edição

Seção

Artigos