Conhecimentos, percepções e experiências geronto-sanitárias do agente comunitário de saúde em municípios do oeste paranaense

Autores

  • Roberth Steven Gutiérrez Murillo Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, UNILA. Acreditação Internacional Nível Bá-sico em Atenção à Saúde do Idoso, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS).
  • Carmen Justina Gamarra Enfermagem, Universidad Nacional de Misiones, Argentina. Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Especialização em Enfermagem no controle do câncer, INCA-RJ. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ. Doutorado e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, IMS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência no Ensino e Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Coordenadora da Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.
  • Vanessa Pauli de Araújo Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG). Pós-Graduanda (Especialização) em Auditoria do SUS, Escola de Saúde Pública do Paraná. Coordenadora Regional de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Foz do Iguaçu, PR. Filiada à Secretaria da Saúde do Estado do Paraná - 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.
  • Barbara de Andrade Alves Enfermagem, Universidade Estadual de Marin-gá, PR. Mestre em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Saúde da Criança, Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Chefe da Seção de Atenção Primária à Saúde, na 9a Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p253-275

Palavras-chave:

Agente comunitário de saúde, Conhecimentos, práticas e atitudes em Saúde, Saúde do idoso.

Resumo

O estudo buscou identificar conhecimentos, percepções e experiências, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), referentes à saúde do idoso. Foi aplicado um questionário, com questões abertas e fechadas. Participaram deste estudo 43 ACS, com predominância feminina. A análise geral evidenciou baixo grau de conhecimento sobre instrumentos oficiais da saúde do idoso; significações divergindo entre o patológico, o social e o integral sobre a saúde do idoso. Conclui-se a eminente necessidade de aprimoramento/atualização dos ACS, com vistas a capacitá-los para melhor abordar as situações de campo que envolvam a assistência à população envelhecida.

 

Biografia do Autor

Roberth Steven Gutiérrez Murillo, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, UNILA. Acreditação Internacional Nível Bá-sico em Atenção à Saúde do Idoso, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS).

Sanitarista Bacharel em Saúde Coletiva, Instituto LatinoAmericano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, UNILA. Acreditação Internacional Nível Básico em Atenção à Saúde do Idoso, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2304-3241

URL: https://orcid.org/0000-0003-2304-3241

 

 

Carmen Justina Gamarra, Enfermagem, Universidad Nacional de Misiones, Argentina. Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Especialização em Enfermagem no controle do câncer, INCA-RJ. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ. Doutorado e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, IMS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência no Ensino e Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Coordenadora da Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.

Bacharel e Licenciada em Enfermagem, Universidad Nacional de Misiones, Argentina. Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Especialização em Enfermagem no controle do câncer, INCA-RJ. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ. Doutorado e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, IMS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência no Ensino e Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Coordenadora da Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.

 

Vanessa Pauli de Araújo, Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG). Pós-Graduanda (Especialização) em Auditoria do SUS, Escola de Saúde Pública do Paraná. Coordenadora Regional de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Foz do Iguaçu, PR. Filiada à Secretaria da Saúde do Estado do Paraná - 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG). Pós-Graduanda (Especialização) em Auditoria do SUS, Escola de Saúde Pública do Paraná. Coordenadora Regional de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Foz do Iguaçu, PR. Filiada à Secretaria da Saúde do Estado do Paraná - 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

 

Barbara de Andrade Alves, Enfermagem, Universidade Estadual de Marin-gá, PR. Mestre em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Saúde da Criança, Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Chefe da Seção de Atenção Primária à Saúde, na 9a Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

Graduada em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá, PR. Mestre em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Saúde da Criança, Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Chefe da Seção de Atenção Primária à Saúde, na 9a Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Murillo, R. S. G., Gamarra, C. J., Araújo, V. P. de, & Alves, B. de A. (2020). Conhecimentos, percepções e experiências geronto-sanitárias do agente comunitário de saúde em municípios do oeste paranaense. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 253–275. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p253-275

Edição

Seção

Artigos