Centro-dia para idosos e análise do APGAR familiar dos usuários sobre a funcionalidade do seu sistema familiar: um relato de experiência

Wellington da Silva Oliveira, Thaís Bento Lima da Silva

Resumo


Este estudo, descritivo e transversal, propôs-se a analisar o APGAR familiar de idosos com dependências sobre a funcionalidade dos seus respectivos sistemas familiares, através de prontuários de um centro-dia. Os resultados apontam que a maioria dos idosos é do gênero feminino e têm entre 70 e 89 anos. Na apuração do APGAR familiar, 60% indicam sistemas familiares com boa função (disfunção leve ou ausente) e 40% com disfunção significativa (moderada e acentuada). Recomenda-se que, durante a aplicação do instrumento, se façam perguntas abertas à dimensão que menos se pontua para explorar a fraqueza na função familiar.

Palavras-chave


APGAR Familiar; Centro-dia para Idosos; Gestão de Atenção à Pessoa Idosa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p201-216

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.