Centro-dia para idosos e análise do APGAR familiar dos usuários sobre a funcionalidade do seu sistema familiar: um relato de experiência

Autores

  • Wellington da Silva Oliveira Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.
  • Thaís Bento Lima da Silva Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p201-216

Palavras-chave:

APGAR Familiar, Centro-dia para Idosos, Gestão de Atenção à Pessoa Idosa.

Resumo

Este estudo, descritivo e transversal, propôs-se a analisar o APGAR familiar de idosos com dependências sobre a funcionalidade dos seus respectivos sistemas familiares, através de prontuários de um centro-dia. Os resultados apontam que a maioria dos idosos é do gênero feminino e têm entre 70 e 89 anos. Na apuração do APGAR familiar, 60% indicam sistemas familiares com boa função (disfunção leve ou ausente) e 40% com disfunção significativa (moderada e acentuada). Recomenda-se que, durante a aplicação do instrumento, se façam perguntas abertas à dimensão que menos se pontua para explorar a fraqueza na função familiar.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Oliveira, Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.

Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.

 

Thaís Bento Lima da Silva, Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Oliveira, W. da S., & Lima da Silva, T. B. (2020). Centro-dia para idosos e análise do APGAR familiar dos usuários sobre a funcionalidade do seu sistema familiar: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 201–216. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p201-216

Edição

Seção

Artigos