Abuso sexual sofrido por mulheres idosas: relatos de vivências

Autores

  • Joise Maura Affonso Gomes Relações Públicas. Aluna do Curso de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Filiada à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA.
  • Vanusa do Nascimento Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. :
  • Maria de Nazaré Souza Ribeiro Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Fátima Helena Espírito Santo - Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.
  • Clesiane Xavier Diniz Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.
  • Cássia Rozária Silva Souza Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.
  • Euler Esteves Ribeiro Médico Geriatra. Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p323-339

Palavras-chave:

Maus-Tratos à pessoa idosa, Delitos Sexuais, Idosa.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e compreender o significado das vivências e o contexto social das mulheres idosas que sofreram abuso sexual. Compõe-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório. A amostra totalizou quatro mulheres idosas. Foi utilizada a técnica não probabilística denominada “Bola de Neve” usada para estudar populações difíceis de serem acessadas. A coleta ocorreu no período de outubro a dezembro de 2019. As entrevistas revelaram a dificuldade das mulheres idosas em compreender que sofreram abuso sexual.

 

Biografia do Autor

Joise Maura Affonso Gomes, Relações Públicas. Aluna do Curso de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Filiada à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA.

Relações Públicas. Aluna do Curso de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Filiada à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5742-3272

 

Vanusa do Nascimento, Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. :

Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4141-2784  

Maria de Nazaré Souza Ribeiro, Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7641-1004

 

Fátima Helena Espírito Santo, - Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4611-5586

 

Clesiane Xavier Diniz, Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4689-6204

 

Cássia Rozária Silva Souza, Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9790-3713

 

Euler Esteves Ribeiro, Médico Geriatra. Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

Médico Geriatra. Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, AM, Brasil.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0310-3190

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Gomes, J. M. A., Nascimento, V. do, Ribeiro, M. de N. S., Espírito Santo, F. H., Diniz, C. X., Souza, C. R. S., & Ribeiro, E. E. (2020). Abuso sexual sofrido por mulheres idosas: relatos de vivências. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 323–339. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p323-339

Edição

Seção

Artigos