Níveis de atividade física de idosos participantes de grupos de convivência e de residentes em Instituição de Longa Permanência.

Autores

  • Isabela Vinharski Scheidt Terapeuta Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFPR.
  • Francieli Maria Barella Graduada em Engenharia Ambiental, UNICENTRO, Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR. Brasil.
  • Suelen Cristina Borsoi Psicóloga, UNIPAR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil.
  • Carla da Silva Santana Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo. Pós-Doutora, Oxford Institute of Population Ageing, University of Oxford. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC) e Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI). Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC-USP.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Educador Físico. Mestrado em Atividade Física e Saúde, Universidade Federal do Paraná. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Paraná, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati, Departamento de Educação Física. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário com atuação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida.
  • Claudio Shigueki Suzuki Educador Físico. Mestre e Doutor em Ciências, pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR), no curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p395-413

Palavras-chave:

Idosos, Atividade Física, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar os níveis de Atividade Física (AF) de 92 idosos do município de Irati, PR, 2016, dos grupos: Instituição de Longa Permanência para Idosos (n=35); Centro de Convivência (n=37), Universidade Aberta da Terceira Idade (n=20). Os grupos de convivência apresentaram prevalência suficientemente ativa, enquanto aspectos contextuais podem influenciar o nível de AF no cotidiano em instituição. Não foram encontradas associações, possivelmente influenciadas pelo tamanho da população dos grupos.

 

Biografia do Autor

Isabela Vinharski Scheidt, Terapeuta Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFPR.

Terapeuta Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFPR.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9561-6120

 

Francieli Maria Barella, Graduada em Engenharia Ambiental, UNICENTRO, Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR. Brasil.

Graduada em Engenharia Ambiental, UNICENTRO, Mestre em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR. Brasil.

 

Suelen Cristina Borsoi, Psicóloga, UNIPAR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil.

Psicóloga, UNIPAR. Mestre em Desenvolvimento Comunitário. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PPIDC, Irati, PR, Brasil.

 

Carla da Silva Santana, Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo. Pós-Doutora, Oxford Institute of Population Ageing, University of Oxford. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC) e Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI). Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC-USP.

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo. Pós-Doutora, Oxford Institute of Population Ageing, University of Oxford. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC) e Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI). Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC-USP.

 

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Educador Físico. Mestrado em Atividade Física e Saúde, Universidade Federal do Paraná. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Paraná, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati, Departamento de Educação Física. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário com atuação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida.

Educador Físico. Mestrado em Atividade Física e Saúde, Universidade Federal do Paraná. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Paraná, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati, Departamento de Educação Física. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário com atuação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida.

Claudio Shigueki Suzuki, Educador Físico. Mestre e Doutor em Ciências, pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR), no curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

Educador Físico. Mestre e Doutor em Ciências, pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, PPIDC, UNICENTRO, Irati, PR, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR), no curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Scheidt, I. V., Barella, F. M., Borsoi, S. C., Santana, C. da S., Mascarenhas, L. P. G., & Suzuki, C. S. (2020). Níveis de atividade física de idosos participantes de grupos de convivência e de residentes em Instituição de Longa Permanência. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 395–413. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p395-413

Edição

Seção

Artigos