Risco de Longevidade e Mecanismos de Proteção para Fundos de Pensão: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Vagner Lacerda Ribeiro Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.
  • Henrique Salmazo da Silva Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p415-449

Palavras-chave:

Risco de Longevidade, Fundos de Pensão, Estratégias de Proteção, Economia da Longevidade.

Resumo

O risco de longevidade é conceituado como a probabilidade de que os recursos destinados para o pagamento das aposentadorias acabem antes do final da vida de um indivíduo. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre os principais mecanismos para proteção (hedge) do risco de longevidade em Fundos de Pensão. Os resultados apontam que as principais estratégias se situam no mercado de anuidades e seguros. Sugere-se aprofundar os estudos sobre o duplo benefício dos investimentos em negócios da longevidade, como estratégia de hedge e geração de saúde, bem-estar e longevidade.

 

Biografia do Autor

Vagner Lacerda Ribeiro, Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Pós-Graduação, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais IBMEC. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF. Foi Diretor Executivo na Fundação Banco do Brasil, FBB, Diretor Administrativo e Financeiro da BB Previdência, Conselheiro Fiscal da Previ, Conselheiro Deliberativo da CASSI, Presidente do Conselho Deliberativo do Economus, Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada ABRAPP e Conselheiro Fiscal do Sindicato Nacional das Entidades de Previdência Privada SINDAPP. Foi professor de Pós-Graduação na Faculdade de Tecnologia da Confederação Nacional da Agricultura. Atualmente atua como Gerente Executivo na Diretoria de Governo do Banco do Brasil, Vice-Presidente do Conselho Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF, Conselheiro Consultivo do IBEF, DF, Suplente no Conselho Curador da Fundação.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4254-9942

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.

Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Realizou estágio sanduíche do doutorado no Centre de Recherche d`Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Université de Montréal, Canadá. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB. 

 

Henrique Salmazo da Silva, Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão.

Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG-gestão 2017-2019) e atuou como Gestor de Centro de Convivência para Idosos e de Instituições de Longa Permanência para Idosos, ILPI.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Ribeiro, V. L., Chariglione, I. P. F. S., & Salmazo da Silva, H. (2020). Risco de Longevidade e Mecanismos de Proteção para Fundos de Pensão: Revisão Sistemática de Literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 415–449. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p415-449

Edição

Seção

Artigos