Características de Autocuidado em Saúde Oral, Hábitos e Acesso a Serviço Odontológico por Idosos Rurais e Urbanos

Autores

  • Rejane Eliete Luz Pedro Cirurgiã-dentista, especialista em Odontogeriatria pelo CFO, Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Josemara de Paula Rocha Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Renata Breda Martins Nutricionista, aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CNPq.
  • Valéria Baccarin Ianiski Nutricionista, aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Eduardo José Valdez Cirurgião-dentista, Pós-Doutorando, Centre for Education and Research on Ageing da Sydney Medical School da University of Sydney, Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Ângelo José Gonçalves Bós Médico geriatra, Pós-Doutorado em Saúde e Participação Comunitária, Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão. Professor titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p469-485

Palavras-chave:

Odontologia Geriátrica, População Urbana, Zona Rural.

Resumo

O artigo buscou investigar as diferenças no estado de saúde oral entre idosos rurais e urbanos, incluindo características de autocuidado, hábitos e acesso a serviços odontológicos, através da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013. Foram encontrados perfis diferentes de pacientes, de acordo com a zona geográfica. Idosos urbanos mostraram melhores indicadores de saúde oral, agendamento com maior uso de tecnologias e menor busca de tratamentos por patologia oral que os idosos rurais.

 

Biografia do Autor

Rejane Eliete Luz Pedro, Cirurgiã-dentista, especialista em Odontogeriatria pelo CFO, Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Cirurgiã-dentista, especialista em Odontogeriatria pelo CFO, Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Josemara de Paula Rocha, Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Renata Breda Martins, Nutricionista, aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CNPq.

Nutricionista, aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CNPq.

 

Valéria Baccarin Ianiski, Nutricionista, aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Nutricionista, aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Eduardo José Valdez, Cirurgião-dentista, Pós-Doutorando, Centre for Education and Research on Ageing da Sydney Medical School da University of Sydney, Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cirurgião-dentista, Pós-Doutorando, Centre for Education and Research on Ageing da Sydney Medical School da University of Sydney, Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Ângelo José Gonçalves Bós, Médico geriatra, Pós-Doutorado em Saúde e Participação Comunitária, Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão. Professor titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Médico geriatra, Pós-Doutorado em Saúde e Participação Comunitária, Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão. Professor titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Pedro, R. E. L., Rocha, J. de P., Martins, R. B., Ianiski, V. B., Valdez, E. J., & Bós, Ângelo J. G. (2019). Características de Autocuidado em Saúde Oral, Hábitos e Acesso a Serviço Odontológico por Idosos Rurais e Urbanos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 469–485. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p469-485

Edição

Seção

Artigos